Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Segurança de dados: como proteger a sua empresa?

Segurança de dados: como proteger a sua empresa?

Com o avanço da tecnologia, as informações digitais estão cada vez mais expostas e com isso, as informações ficam cada vez mais vulneráveis.

Uma empresa de desengraxante biodegradável, por exemplo, assim como qualquer outra empresa, detém informações importantes a respeito do negócio como valores, negociações, contratos e outros, que necessitam de máxima proteção. Portanto, a segurança de dados é indispensável para proteger os ativos valiosos da empresa.

Por meio de um conjunto de técnicas, é possível proteger os dados e informações confidenciais de qualquer empresa.

Neste texto, iremos falar sobre o que é de fato a segurança de dados e como proteger a sua empresa neste quesito. Acompanhe.

O que é segurança de dados?

Também conhecido como segurança da informação, a segurança de dados pode ser definida como um conjunto de técnicas que tem a finalidade de proteger as informações de uma empresa, evitando o acesso de hackers ou crackers, impedindo o vazamento e corrompimento dessas informações.

A segurança de dados não apenas protege uma empresa contra ameaças virtuais, mas não virtuais também, pois também evita que dados sejam vazados por pessoas dentro da própria empresa.

Uma distribuidora de pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, que implementa a segurança de dados em seu ambiente interno, deve contar com processos como:

  • Gerenciamento de riscos;
  • Identificação de formas de controle;
  • Análise de alvos, fontes de ameaças, vulnerabilidades e possíveis impactos;
  • Avaliação de eficácia do plano de gerenciamento de riscos.

Contando com uma implementação de segurança de dados realizada da forma correta, a empresa garante que apenas as pessoas responsáveis tenham acesso às informações sigilosas da empresa.

A segurança de dados, ou segurança da informação, tem três princípios básicos que são confidencialidade, integridade e disponibilidade. Estes princípios são fundamentais para garantir que os dados da empresa estarão de fato seguros.

Como garantir a segurança de dados de sua empresa?

Agora que já vimos do que se trata a segurança de dados, vamos apresentar algumas formas de garantir a segurança de dados de sua empresa.

  • Preserve e atualize sempre os sistemas: os ataques cibernéticos evoluem constantemente para buscar pontos de vulnerabilidade sistêmicas. Por isso, é essencial sempre atualizar os sistemas utilizados em sua empresa;
  • Proteja a rede e navegação na internet: uma empresa fabricante de mangueira de incêndio, por exemplo, que queira proteger seus dados internos, precisa proteger sua rede de internet. É importante manter um Firewall com todas as configurações de bloqueio adequadamente para impedir incidentes como vírus e malwares que podem roubar informações do sistema;
  • Instale um antivírus: é algo básico, porém é sempre importante lembrar. O antivírus deve ser instalado em absolutamente todas as máquinas da empresa para que seja avaliado tudo o que é recebido no sistema, sempre;
  • Instrua todos os colaboradores: as instruções aos colaboradores de uma empresa deve abranger a criação de senhas mais seguras, segurança do e-mail corporativo, restrição de mídias removíveis como CDs, pen drives e outros;
  • Criptografe os dados: a criptografia dos dados enviados é uma alternativa que impede que se seus dados forem invadidos, sejam legíveis para qualquer pessoa. A criptografia pode ser feita de forma automática ou pelo setor de TI da empresa sempre que for necessário. 

E então, nosso conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

You must login to add a comment.

Posts relacionados