CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Segurança da Informação: desafios gerando oportunidades de negócios

Se em 2012 as empresas brasileiras preocupavam-se com a questão da computação na nuvem, no ano de 2013 o tema perdeu completamente sua força. A revelação que, hoje, 73% das organizações do país têm percepção de melhor segurança do ambiente da nuvem que no passado acontece ao mesmo tempo em que a preocupação com a perda de dados ganha maior relevância.

Segurança Informação_Centro 1A prevenção contra o vazamento de informações ganhou expressiva importância na pauta dos executivos não só pelo crescimento do número desses incidentes, mas também pelo aumento paralelo do volume de dados de negócios compartilhados digitalmente.

Em 2013, a detecção de ocorrências negativas ameaçando algum aspecto da segurança dos ativos da informação aumentou 25% em relação ao ano anterior. Resultado que afetou os custos financeiros dos incidentes provocando um crescimento médio de 18% no mesmo período.

Embora, de forma geral, a origem dos incidentes de segurança possa ser atribuída a ameaças internas, como funcionários ativos e ex-funcionários, no Brasil, o principal impacto, em termos de privacidade, está relacionado ao comprometimento dos registros de clientes. Por aqui, a ação dos hackers e concorrentes é quase 10% maior do que no restante do mundo.

Mas a prevenção contra vazamento de informações é apenas um dos desafios da segurança da informação na ótica dos executivos das empresas brasileiras. A mais recente pesquisa global sobre o tema aponta que aumentou a preocupação que cerca o controle de acesso e gestão de identidades para usuários finais e a identificação de roubo ou perda de patente ou informações pessoais.

Ainda no contexto dos desafios nacionais, o uso crescente de dispositivos móveis tem propulsionado iniciativas relacionadas ao tratamento de segurança móvel e da gestão de mobilidade mais fortemente que no restante do mundo.

Segurança Informação_Centro  2

Para o enfrentamento dos desafios, as empresas estão investindo mais em segurança. Globalmente, o orçamento em segurança da informação cresceu 51% em relação ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os riscos de segurança da informação estão evoluindo e se intensificando e poucas organizações estão se mantendo atualizadas em relação aos riscos crescentes – e menos ainda estão preparadas para administrar as ameaças futuras. Assim aponta o relatório da Pesquisa da PwC, realizada em 115 países, com 9.600 executivos.

Esses e outros desafios, assim como a forma que as organizações estão se preparando para enfrenta-los está na publicação Pesquisa Global de Segurança da Informação 2014. O documento da PwC, além de valiosas informações para os negócios voltados ao desenvolvimento, implantação, manutenção e suporte de serviços e soluções de segurança da informação, recomenda às empresas uma abordagem mais sofisticada para a questão. Leia mais sobre esse tema em:

Acesse também a Ideia de Negócio para 2014 – Soluções em TI para Segurança da Informação, produzida pelo SEBRAE para orientar a estratégia de implementação de um negócio no setor.

 

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga