Nos dias atuais, pode-se perceber um novo perfil de indivíduo trabalhador nos ambientes, que está sofrendo muito com a falta de saúde mental no ambiente de trabalho.
Após a revolução industrial, que começa na segunda metade do século XVIII, toda a sociedade pode ver um novo mundo capitalista e industrial surgir.
Foi o início de inúmeras transformações, pois acompanhou fatos históricos importantes, como a entrada da mulher no mundo do trabalho e o êxodo rural, que foi a migração das pessoas dos campos para trabalhar nos centros urbanos, em busca de melhores condições de vida.
Atualmente, muita coisa mudou, e os trabalhadores de agora estão enfrentando demandas de sofrimentos importantes, isso derivadas também do ambiente de trabalho.
Pandemia – a última gota do balde
Com o início da pandemia da COVID-19, a situação começou a piorar em todos os aspectos da vida da maioria das pessoas.
Muitas pessoas perderam os seus empregos, ficaram muito tempo afastadas, em home office ou inúmeras outras situações desgastantes, situações essas difíceis mesmo para as pessoas que voltaram a trabalhar presencialmente.
Os especialistas dessas áreas começaram a entender que algo não estava indo bem, e fizeram estudos e pesquisas que levaram à conclusão de que a saúde mental no ambiente de trabalho das pessoas está muito ruim e comprometida.
A importância da saúde mental no ambiente de trabalho
A saúde mental no ambiente de trabalho é muito importante de ser respeitada e mantida. As principais doenças do século XXI são a ansiedade e a depressão, e o ambiente de trabalho ajuda muito na piora ou melhora de ambos os casos.
Uma pessoa que está sofrendo com problemas de ansiedade pode melhorar muito se for inserida em um bom ambiente de trabalho, mas se esse ambiente for pesado, cheio de obstáculos ruins e pessoas difíceis, a tendência é que essa pessoa ansiosa terá a piora do seu quadro.
Para se curar, é preciso que as pessoas ansiosas e depressivas estejam inseridas em bons e saudáveis ambientes, tanto familiares, quanto do trabalho.
3 pontos importantes para levar em conta na saúde mental no ambiente de trabalho
Para melhorar as condições no ambiente de trabalho, existem três pontos importantes que podem e devem ser considerados, isso visando auxiliar o colaborador e também a empresa, que certamente não deseja possuir em sua estrutura um ambiente de adoecimento.
Diálogo entre funcionário e gestão
A empresa precisa se preocupar em colocar gestores responsáveis, empáticos e competentes para assumir os cargos de liderança dentro da sua estrutura.
Os gestores competentes irão deixar em aberto o diálogo, para que os demais colaboradores possam se reportar à ele caso haja algum problema ou insatisfação.
Já o colaborador, precisa entender a importância de dialogar com a sua gestão quando ele estiver insatisfeito ou com algum outro problema
Não adiantará em nada ele esconder a questão, porque a tendência é que o problema aumente se não for elaborado e resolvido, ou mesmo ficar reclamando pelos cantos ou com outros colegas de trabalho.
A única pessoa que pode realmente ajudá-lo será o seu gestor, por isso essa abertura do diálogo por parte do gestor e a exposição do problema por parte do colaborador são tão importantes.
Acompanhamento com profissionais
Espera-se que em pleno século XXI as pessoas já tenham entendido que não há vergonha alguma em pedir ajuda especializada caso esteja com a saúde mental ou física comprometida.
É obrigação das empresas auxiliar e promover ajuda psicológica para os seus colaboradores, ainda mais as empresas maiores, que têm suporte e estrutura para isso.
Por exemplo, algum colaborador pode estar enfrentando problemas com drogas ou alcoolismo, o que influenciará na sua saúde mental e rendimento na empresa.
A empresa pode intervir conversando com ele e o indicando para a clínica de reabilitação Estrela de Davi, que fará o acompanhamento e reabilitação do caso até que o mesmo consiga estar apto e ficar bem e consciente na sociedade, no ambiente de trabalho e no ambiente familiar.
Se houver uma junção do RH e dos psicólogos da empresa para entender os problemas dos funcionários, certamente os mesmos podem ser analisados e resolvidos em conjunto.
Ambiente de trabalho favorável
A empresa precisa garantir um ambiente bom, seguro, confortável e em paz para os seus funcionários.
Se o ambiente da empresa não estiver assim, deve ser analisado e entendido os motivos e ações devem ser urgentemente tomadas.
Como colaborador, há também atribuições para se manter o ambiente favorável e o nível de satisfação e saúde mental das pessoas que ali trabalham.
Ser um colaborador, ou mesmo um gestor empático, educado, atencioso e colaborativo ajudará no bom desenvolvimento daquele ambiente. A empresa tem suas obrigações a cumprir, mas os colaboradores também têm a deles.
Considerações finais
Esperamos que com o artigo de hoje você tenha entendido mais sobre a saúde mental no ambiente de trabalho e a sua importância no mesmo.
Tanto os colaboradores, quanto as empresas são responsáveis por manter a boa saúde no ambiente de trabalho, isso sem dúvidas.
Se ambos colaborarem, a empresa e o colaborador só tendem a crescer e se desenvolver profissionalmente da melhor forma, visando a saúde mental no ambiente de trabalho.