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Reproduzir experiências online nos ambientes das lojas físicas

Experiencias de compras online nas lojas físicas-Capa1

 

O comércio varejista concentra mais da metade das 5,9 milhões de micro e pequenas empresas existentes no País. O setor, que é um grande guarda-chuva de oportunidades, enfrenta a chegada das novas tecnologias produzindo tendências irreversíveis: as marcas estão investindo cada vez mais para reproduzir a experiência da compra online no ambiente das lojas físicas.

Estratégia consonante com um levantamento da NCR, no qual 51% das pessoas que pretendem comprar em uma loja física afirmam que já fazem pesquisas online antes da compra e pelo menos 77% querem a existência de tecnologias de “self-service” nas lojas, além de funções ativáveis pelo celular. O estudo foi realizado em 2011 em nove países que concentram as sedes das maiores varejistas do mundo.

Entre as atrações tecnológicas que estão sendo incorporadas há cerca de dois anos estão, por exemplo, os ‘espelhos mágicos’ de realidade aumentada, as telas digitais, além dos chips de identificação por radiofrequência.

A presidente da consultoria americana de inovação PSFK, Piers Fawkes, afirma que o mundo está testemunhando o nascimento de um novo comprador, que transita facilmente entre plataformas móveis, online e físicas enquanto compra e, ao fazer isso, exerce uma influência tremenda sobre o modo como as marcas podem interagir com eles e com seus grupos.

De acordo com um relatório da empresa produzido em 2012, o crescimento das compras online e da facilidade de acesso trazida pelos smartphones modificou as expectativas dos consumidores com relação às lojas físicas.

Por causa disso, aplicativos de celular e tablet começam a ser usados por grandes lojas para tornar a experiência de compra mais personalizada.

Para conhecer outras tendências leia o boletim Sebrae2014: “Tendências do varejo na web e nas lojas físicas”, clique aqui.

 

*Texto parcialmente extraído de Boletim Sebrae 2014

 

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