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“Reinvenção do Jeans”, a nova tendência no mercado da moda

“Reinvenção do Jeans”, a nova tendência no mercado da moda

Contemporâneo e urbano, clássico e atemporal. O jeans é peça-chave para as mais variadas produções há décadas. Item indispensável para quem procura estilo e praticidade, a “Reinvenção do Jeans” vem sendo um sucesso nas últimas semanas, em todo o mundo. A inovação é muito mais na forma de lavagem do jeans, do que propriamente na modelagem. Os pequenos negócios devem usar a criatividade, a partir de processos tradicionais de lavagem para resultar na reinvenção do mercado.

Nesse contexto, o Brasil destaca-se por ser o segundo maior produtor de jeans do mundo, atrás apenas da China, movimentando mais de R$ 8 bilhões por ano nesse mercado. De acordo com relatório do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), de 2008 a 2012 houve crescimento de 27% no mercado de moda jeans, sendo o segmento do vestuário que mais movimentou o mercado brasileiro no período.

Países como os EUA e o Canadá têm registrado retração nas vendas no mercado de jeans. Essa queda tem relação com a busca dos consumidores pelo conforto e, portanto, calças com formato e caimento mais solto. Um estudo da National Purchase Diary (NPD) registrou no mesmo período o aumento das vendas de calças com essas características em duas vezes mais rápido que os demais itens do vestuário feminino.

Entenda um pouco mais essa nova tendência:

Jeans com toque de malha – A empresa Canatiba desenvolveu um tipo de jeans com o conforto que o tecido de malha oferece. São cinco versões disponíveis, cuja variação está na composição e nos tons das peças. Além da Canatiba, outras empresas oferecem o jeans moletom, como a Diesel, Vicunha, Tavex entre outras. Esse tipo de jeans é encontrado em diversas lojas nos EUA, Europa e Japão.

Jeans com propriedades cosméticas – Um jeans que ajuda no combate à celulite. Esse foi o resultado obtido de uma parceria entre a Rhodia, Alexandre Herchcovitch e Canatiba, que utiliza tecnologia com propriedades cosméticas. Trata-se do primeiro denim do mundo produzido com essa tecnologia que absorve o calor do corpo, emite raios infravermelhos e promove bioestimulação.

Jeans com características de legging – Com o crescimento do mercado de roupas de ginástica e/ou confeccionadas com tecidos mais confortáveis, a mineira DBZ Jeans desenvolveu uma calça jeans com o elasfit. Trata-se de um elástico na cintura das roupas, como as encontradas nas leggings, que diminui a barriga e levanta o bumbum de quem veste. Segundo Sant’Anna, utilizar características da legging no jeans é uma forma de competir com esse tipo de produto, que no Brasil é muito forte.

 

Jeans sustentável – Como exemplo de empresa que agregou valor ao produto oferecido ao consumidor, a carioca Tristar Jeans comercializa jeans sustentável. Além do algodão e tingimento orgânico, o jeans da empresa é dupla face e não precisa ser limpo com água e sabão. Basta colocar a peça na geladeira ou no freezer por 24 horas para as bactérias serem eliminadas.

Esses foram apenas alguns exemplos do que se pode chamar de “Reinvenção do Jeans”. Para saber mais, acompanhe mais matérias como essa no site do Sebrae Mercados. Nele você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para “reinventar” também seu pequeno negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de moda.

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