Para quem já tem ou deseja abrir um negócio, seja em qualquer segmento, o que deve estar claro na mente do empreededor (a) é: Quais os riscos que vou enfrentar com a atividade empresarial? E como a holding pode me ajudar?
Quem empreende sabe que na atividade empresarial existem riscos tais como: responsabilidade civil, processos trabalhistas, processos ambientais, processos tributários, crimes empresariais, lavagem de dinheiro, crime contra ordem tributária, crimes de corrupção, dentre outros.
Assim, existem mecanismos legais para que se continue atuando em sua organização com mais tranquilidade, visando gerar mais segurança à exposição aos riscos inerentes a atividade empresarial. A holding é um instrumento capaz de gerar segurança, melhor gestão do patrimônio e vantagens administrativas através de um mecanismo de administração num cenário mais confortável e
seguro, criando uma proteção e perenidade do patrimônio.
Neste sentido a holding patrimonial vem como mecanismo criado para segregar, gerar eficiência tributária e fiscal, além de facilitar a sucessão patrimonial. Vejamos um breve conceito:
Holding é uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que exerce controle ou “segura” outras empresas. A expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar. Há vários tipos de holding. Sugiro que você leitor(a) mergulhe mais no tema. Mas vamos aqui destacar dois tipos:
Holding de participação
Uma holding de participação é uma empresa que busca adquirir participações societárias de forma minoritária. Elas adquirem ações das empresas de capital aberto e não lidam diretamente com a gestão dessas organizações. Diante disso, são holdings que não exigem grande estrutura e as receitas são provenientes das ações e dividendos.
A holding de participação tem atividades bem parecidas com um fundo de investimento, que adquire contas de diferentes empreendimentos. A rentabilidade alcançada é a receita da empresa, alcançada pelo crescimento das diversas ações controladas no portfólio.
Holding familiar
A holding familiar é uma configuração de negócio que atua exclusivamente na gestão de bens próprios e por gestores da mesma família. Nesse sentido, o grupo familiar pode gerenciar um ou mais negócios, todos vinculados à mesma família.
São empresas administradas por integrantes da mesma família, que buscam negócios para expandir a rentabilidade. Além disso, existem empresas especialistas em gerenciar bens e negócios de famílias, elas não são abertas diretamente ao mercado.
Em resumo, trata-se de uma holding que gerencia bens específicos de uma mesma família. Para pessoas que contam com um patrimônio expressivo, esse é um modelo de negócio interessante e que contribui para centralizar a gestão e as decisões.
Vantagens de uma holding:
- possibilidade de ampliar a carteira de investimentos e diversificar eles;
- carga tributária reduzida, portanto maior facilidade de declarar os impostos;
- planejamentos sucessórios de gestores é facilitado;
- aumento de ganhos, já que a holding ganha autonomia para tomar decisões;
- separação legal das subsidiárias;
- melhor administração do patrimônio familiar e proteção dos bens;
- consegue ter múltiplas subsidiárias.
É apenas um breve artigo mas já foi possível vislumbrar o grande potencial que a criação de uma holding pode proporcionar? Gostaria de saber como criar uma holding?