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Quais são as melhores ferramentas de gestão empresarial

Quais são as melhores ferramentas de gestão empresarial

A gestão empresarial nunca foi algo fácil de ser realizado. Afinal, quando se trata em ter um próprio negócio, estamos falando de organizar e gerenciar diversos departamentos e processos operacionais e gerenciais.

Ou seja, a gestão não é simples, e sim um desafio em comum entre os empreendedores de todos os segmentos.

Independente do porte ou do ramo da empresa, seja ela um negócio que fornece produtos de decoração, smartphones ou até mesmo atue com a prestação de serviços, como 

descarte de eletrônicos, a gestão empresarial é essencial é necessária para o desenvolvimento do negócio.

E devido a isso, em busca do melhor planejamento, organização e clareza de cada processo, as ferramentas de gestão empresarial chegaram e estão sendo cada vez mais utilizadas.

Por meio dessas ferramentas, qualquer empreendedor pode conseguir desenvolver o negócio com mais planejamento e com as melhores tomadas de decisão. Quer saber quais são elas? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Análise SWOT

Uma das ferramentas que todo empreendedor deve analisar antes de criar estratégias para o seu negócio é a matriz SWOT.

O termo SWOT remete as seguintes palavras inglesas: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A matriz SWOT auxilia no planejamento estratégico da organização e ajuda o empreendedor a saber qual a real situação em que o seu negócio se encontra perante o mercado interno e externo.

Ou seja, se você tem uma empresa que trabalha dobra de chapa, por exemplo, a matriz SWOT irá esclarecer quais os pontos fortes (vantagens competitivas) e fracos da organização, assim como também irá analisar todas as oportunidades e ameaças que o mercado externo (como concorrência e fornecedores) promovem.

2. Análise BCG

A matriz BCG foi criada com a proposta de formular as melhores estratégias e ações para seus produtos e serviços.

O termo BCG também é o nome da consultoria especializada e criadora dessa matriz, a Boston Consulting Group.

Dentro dessa matriz, é possível visualizar 4 tipos de fontes de resultados. Eles são chamados de: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi ou mascote. Veja abaixo mais sobre eles:

  • Estrela: são produtos e serviços que requerem alta participação no mercado. Possuem o investimento alto, porém têm grande potencial de viralizar no mercado;
  • Vaca leiteira: são produtos e serviços lucrativos, porém, se situam em mercados que pararam de crescer ou permanecem estáveis. Como resultado, eles possuem baixas taxas de crescimento;
  • Ponto de interrogação: são produtos e serviços com alto potencial de crescimento, necessitam de grandes investimentos, no entanto, não se sabe sobre o retorno ou viralização do produto no mercado;
  • Abacaxi/mascote: são produtos e serviços que, apesar do valor de investimentos, não possuem perspectivas ou aumento de vendas.

Se seu negócio presta serviços de cabeamento estruturado, por exemplo, para realizar o planejamento da matriz BCG, é importante analisá-lo com as situações acima no mercado.

3. 5W2H

Mais uma ferramenta de gestão empresarial é a 5W2H. Seu objetivo é facilitar o planejamento e mapear todas as tarefas que sua empresa possui.

A ferramenta conta com 5 W’s e 2 H’s, que são perguntas que devem ser respondidas pelos empreendedores para otimizar os processos da empresa. Veja sobre cada uma delas abaixo:

  • What? (o quê?) – qual o objetivo de uma estratégia;
  • Why? (por quê?) – motivos para realizar a estratégia;
  • Where? (onde?)  – local onde será aplicada;
  • When? (quando?)  – estipula o tempo que foi gasto para a finalização da tarefa;
  • Who? (quem?)  – por quem a estratégia será aplicada;
  • How (como?)  – como ela será aplicada;
  • How much (quanto custa?)  – custo total bem definido.

Agora que você já conhece alguma das melhores ferramentas de gestão empresarial, o que está esperando para adotar alguma delas e ter mais planejamento e organização em seu negócio? E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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