A cor de um restaurante não é apenas uma escolha arbitrária. Deve ser escolhido com ponderação, pois é a base de todo o marketing e marca. É importante considerar como você quer que seus convidados se sintam enquanto comem e vale a pena pensar no tipo de conceito com o qual está trabalhando e no tipo de ambiente que deseja criar para os clientes.
Talvez seja tão ou mais pertinente quanto a instalação de balcão refrigerado inox para bares e restaurantes. Lembre-se que as cores representam você e sua missão, visão e valores. Juntamente com isso, a seleção de texturas, iluminação e outros elementos adequados pode criar uma atmosfera convidativa. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
As melhores cores para um restaurante
Cores quentes, incluindo vermelhos, amarelos e laranjas, têm o maior impacto no aumento do apetite de uma pessoa. O vermelho é conhecido por criar um ambiente rico e luxuoso e aumentar o impulso da gula.
Mas é importante ter em mente que nem todos os tons são iguais. Tons de terra suaves são melhores para restaurantes, como laranja terracota, amarelo toscano e vermelho granada profundo.
Evite aqueles mais brilhantes e vibrantes para sua cor principal. O amarelo, especialmente, pode ser muito irritante quando usado demais em uma sala de jantar. Claro, se seu objetivo é ter uma alta taxa de rotatividade – como um estabelecimento de fast-food – isso é ideal para encorajar, mesmo que inconscientemente, os clientes a se apressarem. Ou seja, isso se difere completamente, se avaliarmos as pinturas de uma empresa de montagem industrial, por exemplo.
Cores neutras
Preto, branco, bege, cinza e marrom são cores excelentes para incorporar na decoração de um restaurante. Preto e marrom escuro, quando usados como equilíbrio, denotam sofisticação, tornando-os ideais para um restaurante requintado.
Branco mostra limpeza e uniformidade. Quando combinado com uma cor de destaque brilhante, é perfeito para um restaurante de serviço rápido. Se for fazê-lo, tente usar um fundo predominantemente branco com toques de cores primárias.
Já o bege, o cinza e o marrom são ideais para criar um ambiente aconchegante, que permita que a comida, o transformador de solda e o serviço se destaquem.
Texturas e Elementos
Adicionar textura à decoração do seu restaurante ajudará a criar um ambiente acolhedor para os clientes. Paredes com tons de cinza claro combinadas com móveis de madeira escura e arandelas de vidro ou mesmo um marrom mais terroso ao lado de mesas de metal e cadeiras aveludadas, oferecem uma atmosfera agradável e convidativa para os clientes.
Água e fogo são outros dois elementos que podem tornar a sala de jantar de um restaurante única e visualmente agradável. A decoração do restaurante pode incluir fontes de tranquilidade com aquários e lareiras, que adicionam som e movimento, dando uma experiência sensitiva e distinta dos demais concorrentes.
Considerações Gerais
Ao selecionar cores para um restaurante, considere sempre o conceito e a experiência do cliente. Pode-se oferecer às pessoas um jantar descontraído com café e sobremesa ou um lugar para fazer um lanche rápido.
Um interior de restaurante com azulejos brancos traz uma experiência muito diferente de um local mal iluminado e com pouca variedade de opções de comida. Outro item a considerar é o tamanho da sala de jantar.
Cores frias e claras tendem a expandir pequenos espaços, enquanto cores quentes ajudam a criar uma sensação de intimidade em grandes espaços. Por fim, certifique-se de selecionar combinações que não sejam muito modernas e descoladas e, que eventualmente, possam parecer desatualizadas.
Embora existam exceções à regra sobre cores de restaurantes, conhecer o básico pode ajudá-lo nesta nova empreitada, para que estabeleça uma marca forte desde o dia da abertura do local.
Se não tem certeza sobre quais cores melhor representam a marca do seu restaurante, vale a pena investir em um designer de interiores especializado em restaurantes. Eles podem montar uma amostra para escolher não só essa questão pela qual estamos lidando, mas também o melhor modelo de cadeiras e mesas ou de umidificador industrial, só para citar alguns.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais