CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Publicação do Sebrae detalha o mercado de bordados e rendas

Publicação do Sebrae detalha o mercado de bordados e rendas

Bordados e rendasVocê sabia que o bordado é a atividade artesanal mais presente nos municípios brasileiros (75,4% deles), seguida pelas atividades com madeira (39,7%), artesanato com barro (21,5%) e artesanato com material reciclável (19,5%)?

E que entre 2005 e 2006 o artesanato de material reciclável teve o maior crescimento (17,0%), seguido pelo artesanato com fibras vegetais (13,0%), enquanto o bordado manteve estabilidade no período?

Outro dado relevante apontado na pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – Cultura 2006, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz respeito à localização dos municípios brasileiros que se destacam em atividades de bordado: dos 4.198 identificados no levantamento, 32% estão localizados no Nordeste, 31,7% no Sudeste e 22,2% na região Sul. No que se refere às UF, 709 municípios de MG realizam essa atividade, seguido por SP (493), RS (373), PR (311) e BA (305).

Análise de mercado
Os dados apresentados acima fazem parte de uma grande análise setorial de mercado realizada pelo Sebrae Nacional com o objetivo de oferecer ferramentas aos empresários de micro e pequenas empresas para que possam se desenvolver, crescer e lucrar com maior segurança e tranquilidade, apoiados em informações que possibilitam a melhoria na qualidade da tomada de decisões gerenciais.

De modo geral, as informações contidas no conjunto de relatórios foram obtidas, primordialmente, por meio de dados secundários, em âmbito regional e nacional, com foco no mercado interno.

Cada relatório disponibiliza para as MPEs atuantes no segmento estudado:

  • Informações de qualidade sobre oferta, demanda, estrutura de mercados, cenários e tendências.
  • Identificação de pontos fortes e fracos e das principais oportunidades e ameaças que se delineiam para cada setor.
  • Proposições de ações estratégicas que visam ampliar a visão estratégica do empresário sobre seu negócio e, sobretudo, apontar caminhos para a agregação de valor aos produtos e serviços atualmente comercializados por essas empresas.

No caso específico do relatório Bordados e rendas para cama, mesa e banho é apresentado um amplo conjunto de informações que vão desde o panorama histórico dos tecidos, bordados e rendas até uma completa explicação sobre a cadeia produtiva e o cenário no mercado externo.

A publicação também oferece uma série de outras informações como, por exemplo:

  • Classificação das rendas.
  • Histórico do mercado de bordados e rendas para cama, mesa e banho no Brasil.
  • Características específicas dos bordados e rendas para cama, mesa, banho e casa.
  • Mercado setorial de bordados e rendas para cama, mesa e banho.
  • Diagnóstico do mercado interno.

Para quem quiser se inspirar em casos de sucesso, o relatório conta a história de cidades Ibitinga (SP) e Tobias Barreto (SE), que se tornaram pólos de referência na produção artesanal no Brasil.

Tobias Barreto tem sua atividade econômica voltada para o setor de confecção e artesanato que, direta ou indiretamente, movimenta grande parte de sua economia. Trata-se de um local que reúne características únicas em relação a outros municípios sergipanos, no que diz respeito ao setor de confecção-artesanato, que é a sua experiência e vocação nessa atividade, com possibilidade de impactar outros municípios deste e de outros estados.

A produção artesanal de tecidos bordados para cama, mesa e banho é uma atividade tradicional em Tobias Barreto, desenvolvida, sobretudo, por artesãs em suas próprias residências ou em associações. Em relação à produção artesanal, o conhecimento predominante para formação dos recursos humanos ocorre de forma empírica, através do repasse de experiências de mãe para filha. Nos poucos cursos promovidos por instituições de desenvolvimento, houve uma boa absorção de tecnologia, constituindo-se esses novos conhecimentos em uma nova fonte de renda para a comunidade.

Vale registrar que o artesanato, em sua forma mais tradicional (aquele em que o artesão utiliza essa atividade apenas para prover seu sustento e o de seus familiares, não utilizando formas mais elaboradas para otimizar a administração, a produção e a comercialização do produto artesanal), foi considerado no relatório como artesanato de subsistência. A necessidade de desenvolvimento de uma atividade segundo modelos mais adequados ao mercado, que a torne competitiva, rentável e produtiva, gerenciada por indivíduos profissionalizados, sem perder suas características singulares de expressão da arte popular, foi chamada de artesanato de mercado.

Para saber mais sobre esse vasto e profundo universo, acesse o estudo Bordados e rendas para cama, mesa e banho.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae