Se você quer atrair os clientes para seu estabelecimento você deve investir em promoções criativas.
Afinal, quem resisti naquela boa e velha “promo”?!
Atualmente, o comportamento do consumidor está voltado em poupar e cortar gastos considerados desnecessários.
Então, na hora de economizar, o termo promoção ganha a atenção da clientela.
Pensando nisso, bares, restaurantes e lanchonetes devem se reinventar e investir em estratégias para conquistar o cliente e garantir o funcionamento do seu estabelecimento.
Logo, com as promoções é possível aumentar as vendas, compreender o perfil do público e, ainda, planejar estratégias eficientes para a fidelização dos clientes.
Continue lendo e conheça algumas promoções criativas para aplicar em seu restaurante!
Mas, por que é Importante Criar Promoções em seu Restaurante?
O mercado da gastronomia apresenta um alto índice de competitividade, por isso, um bom atendimento e a qualidade nos pratos tornou se uma obrigação, não sendo considerado diferenciais que atraem clientes.
Os restaurantes precisam reinventar por meio de ações, a fim de valorizar sua imagem e prestigiar os clientes. Entre tantas ações, estão as promoções.
As promoções são capazes de atrair, conquistar e fidelizar o consumidor, onde você deve buscar satisfazer os desejos e as demandas do seu público.
Portanto, por meio das promoções os restaurantes conseguem manter um bom fluxo de clientes e vendas, até mesmo quando está em período de menor demanda.
Como Montar uma Promoção em seu Restaurante?
Tenha um Bom Planejamento
Não é só divulgar a sua promoção para o público, é preciso elaborar um plano adequado.
Para isso, responda algumas perguntas como:
- Quando começa e termina a promoção, a ação é para datas comemorativa como dias dos pais, dos namorados e etc?
- Como os clientes fazem para participar? Por exemplo, se promoção envolver redes sociais você pode determinar que os clientes, compartilhe fotos, use hashtags ou fazem check-ins em seu restaurante;
- Qual é o prêmio por participar da ação? Você pode optar por sobremesas ou frete grátis, cupom de descontos, entre outras ideias (logo abaixo tem várias ideias de promoções criativas).
Identifique o seu Cliente
Para que a promoção seja eficiente é preciso identificar o seu público-alvo e, consequentemente, entender quais serão os prêmios mais interessantes para eles.
Por exemplo, os seus clientes fazem muitos pedidos via delivery, então, uma boa estratégia é não cobrar a taxa de entrega.
Já que, se você tem um aplicativo de delivery próprio em seu restaurante para receber pedidos, além da entrega grátis, você pode alterar os preços e, ainda criar avisos para que os usuários saibam da novidade/oferta.
Agora, se o seu estabelecimento tem grande fluxo em um determinado horário como no almoço, o ideal é oferecer um cupom de desconto, bebida grátis ou até mesmo colocar um determinado prato em promoção
Portanto, ao conhecer seu cliente suas chance em montar ação que irá atrair e fidelizar o público será maiores.
Invista no Marketing Digital
Os seus clientes precisa saber que está acontecendo uma promoção em seu estabelecimento e cada detalhe sobre ela.
O marketing digital vem se destacando cada vez mais, então, uma de suas estratégias é utilizar as redes sociais, como Facebook e Instagram.
Então, nesses canais você deve abusar da sua criatividade, poste fotos ou artes atrativas e bonitas dos seus produtos.
Pois trazem um ótimo resultado para seu estabelecimento, já que, tem o poder de engajar os consumidores, deixando o cliente com vontade de saborear o seu produto.
Ideias de Promoções Criativas
1. Programa de Fidelidade
O programa de fidelidade também é conhecido como Loyalty Marketing, tendo como objetivo captar, reter e fidelizar o cliente.
Em outras palavras, essa estratégia é uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes, reter os clientes atuais e aumentar o faturamento.
Você pode aplicar o programa de fidelidade algumas formas como:
- Taxa para Benefícios VIP: o cliente VIP paga uma determina valor mensal ou anual para receber ofertas exclusivas, por exemplo, isenção de frete.
- Cartões de fidelidade: o consumidor precisa realizar uma determinada quantidade compra e ganha uma recompensa.
2. Cupom de Desconto
O cupom de desconto é popular por trazer grandes resultados como um maior número de vendas.
Você pode aplicar essa estrategia no aniversario do seu cliente, assim, o cupom se torna um “presente” para o seu cliente em dia especial.
Por isso, é interessante criar uma promoção criativa que dê para ser compartilhada entre os amigos, até porque não é legal passa o aniversário sozinho.
Assim, você pode oferecer um desconto de 10% a partir de determinado valor. Outra ideia bacana é oferecer sobremesa grátis.
Além disso, caso trabalhe com delivery é super importante fornece um cupom de desconto em dias de pouca vendas.
Com isso, será uma maneira de fermenta seu estabelecimento. E para que você consiga ter controle do cupom desconto você pode utilizar alguma plataforma, como é o caso do Sistema GrandChef.
O GrandChef é um sistema de gestão especializado em estabelecimentos do ramo alimentício como restaurantes, pizzarias e bares.
Logo, o sistema conhece suas necessidade e proporciona a solução para o seu negócio.
O GrandChef vem se inovando para lhe fornecer o melhor da tecnologia, sendo assim, vai lançar o Delivery 2.0.
Com funções incríveis como cupom de desconto, agendamento de pedidos, avaliações do seu delivery e muito mais.
3. Entrega Grátis no Delivery
O consumidor vê a taxa de entrega de entrega como um gasto desnecessário, então, o frete grátis tem o poder de mudar decisão do cliente, isso é fato!
Entre as promoções criativas a entrega grátis se destaca, mas sabemos que o custo do motoboy, por isso, uma boa tática é embutir o valor da entrega no preço do prato.
Portanto, ao integrar a taxa de entrega no prato, os clientes vão efetuar mais pedidos e, consequentemente, a sua margem será maior.
4. Combos com Bebidas
Já é costume comer e beber algo, você pode se aproveitar disso para aumentar suas vendas.
O Mc Donalds é mestre em oferecer bebidas aos seus clientes, mas outros estabelecimento vem adotando essa táticas, inclusive no delivery.
Por exemplo, uma pizza grande é R$ 40,00 e o Refrigerante 2L é R$ 8,00, então, ofereça o combo de Pizza Grande + Refrigerante por R$ 45,00.
5.Terça para Mulheres
Crie um combo especial dedicado às mulheres com bebidas mais doce especifica ao público como caipirinha e espumante.
Por exemplo, espumante para até 3 pessoas e até determinado horário.
Esses tipos de promoções criativas para restaurantes e bares costumam funcionar muito bem, já que, reúne um grupo grande de amigas.
Lembre-se de trabalhar o marketing promocional em todas as suas redes sociais para que possa alcançar todo seu público.
Dê preferencia para promoções que possibilite fidelizar o seu cliente ou o aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.