Muitas pessoas não sabem, mas a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros é o café, o qual perde apenas para a água, é claro. Essa afirmação torna-se ainda mais possível de ser comprovada quando notamos o crescente número de cafeterias em todas as cidades, sejam em cidades grandes ou cidades pequenas.
O fato é que as pessoas que desejam investir em algum tipo de negócio próprio estão preferindo o ramo de cafeterias do que outros que estavam em crescimento até alguns anos atrás, como o ramo de lanchonetes, de restaurantes diferenciados e de lojas de roupas e sapatos online.
Isso acontece porque investir em uma cafeteria é sempre um ótimo negócio, mesmo que algumas pessoas ainda não entendam muito bem o porquê disso. Ainda que um dos motivos seja bem claro, que é o alto consumo de café entre os brasileiros, principalmente de segunda a sexta-feira durante a correria do dia a dia.
O café não é somente uma bebida gostosa que aquece o corpo, ele tem o poder de acalmar durante a rotina apertada, ele concede energia e também tornou-se um hábito. Afinal de contas, não existe um só brasileiro que queira começar o dia sem uma boa xícara de café bem quentinho e passado na hora.
Mas é claro que esta não é a única razão que faz com que os jovens empreendedores brasileiros escolham o ramo de cafeterias para investir. Eles fazem isso porque sabem que este é um mercado em expansão e que realmente vale a pena, pois garantirá um bom retorno sobre todo o seu investimento.
E se você está pensando em começar um negócio próprio, e está cogitando a ideia de abrir uma cafeteria mas ainda não tem certeza se este realmente é um bom investimento a ser feito, este artigo foi feito para você.
Aqui vamos explicar exatamente porque investir em uma cafeteria é uma boa ideia. Então, leia este artigo até o final e tenha a certeza de que você estará fazendo o melhor investimento da sua vida.
O crescimento do mercado de café
Nos últimos 150 anos, o Brasil tem sido o país que mais produz café em todo o mundo. Para se ter uma ideia, ele é responsável, sozinho, pela produção de ⅓ do café de todo o mundo. E não para por aí, no ano passado o Brasil consumiu mais de 25 milhões de sacas de café.
Em uma pesquisa realizada, mais da metade dos jovens do país consomem, pelo menos, 3 xícaras ou mais de café todos os dias. E todas as pessoas com mais de 60 anos, fazem consumo diário de café.
Contudo, o real crescimento do mercado de café no Brasil se dá pela recente popularidade dos cafés premium, que têm se tornado preferência entre os brasileiros, como os cafés gourmets, por exemplo.
De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), nos anos anteriores, considerando de 2016 até 2021, as vendas de cafés premium, ou seja, cafés de melhor qualidade, cresceram mais de 30%, o que movimentou, em média, R$ 3,9 bilhões.
Isso mostra que, se você está realmente pensando em abrir uma cafeteria, não deixe de oferecer apenas cafés da melhor qualidade para seus clientes.
Cafés diferenciados estão fazendo sucesso entre os jovens
Outro ponto que faz com que investir em uma cafeteria seja uma boa ideia, é a popularidade da bebida entre os jovens, os quais estão consumindo cada vez maiores quantidades de café todos os dias.
No entanto, mesmo que os cafés tradicionais ainda sejam os mais consumidos, a preferência por cafés diferenciados e especiais está em alta entre os jovens, mais precisamente, entre aqueles que têm de 20 a 30 anos de idade.
Então, o ideal, é que você não fique preso a ideia de comprar apenas uma máquina de café expresso para servir apenas cafés comuns em sua cafeteria. Invista também em máquinas mais elaboradas, onde é possível moer o grão de café na hora e preparar os mais variados tipos de café que são tendência no momento.
Não esqueça também de investir em lanches de qualidade, pois os jovens não se contentam apenas com os cafés elaborados. Além disso, é importante incluir opções veganas e vegetarianas.
A economia precisa de micros e pequenos negócios
Por fim, mais de 98% das empresas do nosso país são micro e pequenas empresas, as quais são responsáveis por movimentar grande parte da economia de todo o Brasil. Cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto) é responsabilidade delas.
Isso mostra que investir em uma cafeteria não é apenas um bom negócio para você, mas também para todo o país, afinal de contas, você estará colaborando fortemente para o crescimento da nossa economia interna, o que é muito importante nos dias atuais.