Exemplo: proponho o pagamento de 20% do meu aluguel e aguardo a resposta. Caso chegue a data do vencimento e não tenha tido resposta, como devo proceder?
Perguntas FrequentesSebrae
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Orientamos que você entre em contato com o credor por qualquer meio de comunicação, formalizando, por escrito, a proposta (email, whatsapp), e solicitando que a resposta se dê até data hábil para pagamento da prestação a vencer. No atual panorama, de calamidade pública declarada, o melhor caminho para resolução de controvérsias relacionadas a contratos entre particulares é o diálogo, pautado no bom senso das partes, visando viabilizar solução que atenda aos interesses dos envolvidos. Infelizmente não é possível “obrigar” que haja uma resposta; o ajuizamento de ação judicial de consignação em pagamento do valor que entende devido (ex: 20% do valor do aluguel), nesse caso, pode ser temerário.
Em complemento:
Em primeiro lugar, deve-se entrar em contato diretamente com o credor ou seu representante, seja por meio de contato presencial ou à distância, de forma que o assunto seja alinhavado entre as partes e que você então saiba como proceder à formalização do seu interesse de renegociar. Isto posto, elabore um documento no qual você solicita a renegociação, com a devida exposição de motivos pelos quais ela é necessária. Insira também todos os canais disponíveis para que locador ou seu representante possa entrar em contato com você.
Escolha a forma que lhe for mais adequada e que você entenda ser a mais efetiva para a entrega do documento. Listamos algumas opções:
Por fim,independentemente da opção escolhida, lembre-se que o interesse em renegociar partiu de você, razão pela qual é importante que agende uma data limite para a chegada da resposta (5 dias antes da data do pagamento do aluguel), pois não havendo nenhuma manifestação do locatário, cabe a você tomar a iniciativa de procurá-lo para conjuntamente encontrar a melhor solução aos dois lados.