Perguntas Frequentes
  • 2
Sebrae

Como montar um ferro velho ?

  • 2

Perguntas relacionadas

3 Respostas

  1. Essa resposta é editada.

    Boa tarde. Encontrar um local para funcionamento do seu ferro velho será a primeira necessidade. Com base nisso, será necessário buscar um local amplo onde possa lidar com o desmanche e venda das peças retiradas. Este espaço poderá ser dividido entre a área de desmanche, local para limpeza e seleção de peças, espaço para armazenar sucatas, a loja onde efetuará as vendas e pelo menos 2 banheiros.

    A contratação de funcionários será algo indispensável, já que precisará ter pelo menos 1 pessoa responsável pelo desmanche, 2 pessoas trabalhando na seleção, higienização e etiquetagem, 1 pessoa trabalhando na loja e você como supervisor geral.

    Muita gente que está começando no ramo acredita que basta apenas comprar um veículo, desmonta-lo e começar vender suas peças. Em tese, é praticamente dessa forma que funciona alguns ferros velhos, no entanto com as novas regras do Detran se tornou mais rigoroso, já que você precisará emitir nota fiscal de entrada para cada veículo comprado para desmanche, terá até 5 dias para solicitar a baixa desse veículo junto ao Detran e somente depois disso poderá desmonta-lo dentro de um prazo de até 10 dias.

    Após a retirada e higienização das peças, elas deverão ser etiquetadas com código de barras e registradas no banco de dados do Detran em até 5 dias, pois dessa forma a fiscalização terá controle sobre as peças usadas que estão sendo comercializadas no mercado, visando diminuir o desmanche de veículos roubados.

    Na hora da venda, você precisará emitir nota fiscal eletrônica de cada peça vendida e todos os documentos dos veículos desmontados precisarão ser guardados por 10 anos. Estas são as novas regras de funcionamento para um ferro velho legalizado. Então de um modo geral, os veículos chegarão ao seu estabelecimento, será feita uma descontaminação, fará todo o processo que eu descrevi anteriormente e em seguida as peças estarão prontas para venda. As peças que não terão utilidades, irão para a sucata.

    O Detran é quem fiscaliza os desmanches de veículos, portanto antes de abrir o seu é preciso solicitar a licença de atuação junto a este órgão. A primeira licença tem validade de 1 ano, já a partir da segunda licença você terá 5 anos para renova-la. Além disso, será preciso solicitar o alvará junto a secretaria de meio ambiente e os bombeiros.

    A maneira mais comum para se conseguir veículos para seu ferro velho (seja motos ou carros), é comprando de leilões. Na maioria dos lugares, é feito leilões de veículos 2 ou 3 vezes por ano, que são aqueles veículos apreendidos pela polícia e só serve para desmanche, não podendo voltar a circular.

    Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-um-ferro-velho/

    • 5
  2. Olá, Na verdade o tipo de Ferro-velho que a Thamiris explicou, é o famoso “desmanche” e não o tradicional Ferro-velho. Os Ferros-velho vivem do comércio de materiais recicláveis, ou seja, é um ponto onde se compra e se vende todos os tipos de materiais recicláveis(Plástico,Papel,Metais ferrosos, Metais não ferrosos, Eletrônicos etc.) E pra você montar um ferro velho, basta achar um local adequado, Fazer parcerias com as empresas que compram esses materiais na sua região, que irão te disponibilizar caçambas para você armazenar o material, coletar quando necessário, ter o conhecimento necessário para poder comprar e vender os materiais pelo preço correto, ter uma balança para pesar tudo o que você compra e vende e assim vai… Eu tenho um canal no Youtube onde falo sobre Reciclagem e Sucatas, o nome do canal é “Mercado da Reciclagem” , caso tenha interesse, estou sempre postando conteúdos que ajudam quem está iniciando neste mercado.

    https://www.youtube.com/channel/UCIkmYEFTzX7V10Jkptqz3Jw

    Obrigado

    • 4
  3. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    • 1

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder