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2 Respostas

  1. Essa resposta é editada.

    Boa tarde.

    1- Escolha qual segmento pretende atuar

    Quando falamos em ‘montar lavanderia’, você já deve ter em mente qual é o segmento que visa especializar-se: no doméstico ou no industrial?

    Se o escolhido for o segmento doméstico, lembre-se que o foco de todo o plano de comunicação e de negócios será voltado para aqueles indivíduos que lavam suas roupas em lavanderias, seja por comodidade ou pela própria falta de tempo (ou espaço).

    Já nos segmentos industrial e/ou comercial, muitas são as empresas que preferem apostar nas lavanderias para manter tanto os uniformes como outros itens necessários na empresa sempre limpos, tais como lençóis, toalhas e roupas de cama em geral, por exemplo. Evitando a terceirização de tal serviço.

    2- E a localização para montar Lavanderia?

    No geral as lavanderias são investimentos que devem estar próximas aos grandes centros comerciais, caso sejam voltadas para o setor industrial. Já as lavanderias que atendem ao público doméstico preferencialmente devem se instalar em bairros ou regiões em que o público alvo está, ou seja, com o perfil socioeconômico que pretende ser atendido.

    3- Estrutura para montar lavanderia

    – Área específica de máquinas que lavam roupas e outros itens à base de água;

    – Área específica de máquinas que lavam roupas a seco;

    – Espaço para centrifugação;

    – Espaço para colocar as mesas de remoção de manchas e mesas de passar roupa;

    – Separação das roupas que foram recebidas e daquelas que ainda estão sujas;

    – Cabideiros e áreas para “preparar” a roupa antes da entrega, ou seja, para colocá-la em embalagem específica;

    – Área para os cestos de roupas limpas.

    4- E o investimento, qual é?

    Para montar lavanderia e dar início ao trabalho você vai precisar de um investimento que gire em torno de R$90 a R$100 mil, mas já incluindo tudo: aquisição de todos os equipamentos (lembrando que as máquinas industriais de lavar roupa são muito mais caras do que as convencionais), estrutura inicial (tal como ponto, documentação e demais aspectos burocráticos em geral), contratação de pessoal e capital de giro, para investir na marca e em publicidade.

    Fonte: http://trabalharemcasaideias.com/como-montar-lavanderia/

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  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

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