Mesmo que muitas pessoas ainda não tenham percebido, nós somos estimulados em todos os momentos, de alguma maneira.
Seja ao escutarmos uma música de infância, sentirmos o cheiro da comida daquela lanchonete, olharmos para um adesivos para parede nostálgico, entre outras diversas atividades, os nossos sentidos também estão lá, todos em ação.
Mas, você já imaginou que eles podem ser utilizados de forma estratégica pelas organizações para aumentar as vendas e se consolidar no mercado? Sim, isso é totalmente possível, e acontece por meio do chamado marketing sensorial.
Para você ter uma ideia, de acordo com a Box1824, empresa especializada em tendências de comportamento e inovação, em 2019, os consumidores brasileiros estão cada vez menos impulsivos.
Isso significa que, para conseguir ter um bom índice de vendas nos dias de hoje, é importante elaborar estratégias mais detalhadas com o intuito de atraí-lo e, após isso, engaja-los com a marca por meio do marketing sensorial.
E se você tem um comércio, escritório de advocacia, indústria de ímã de ferrite, entre qualquer outro segmento, e deseja saber mais sobre o marketing sensorial, nós elaboramos este post exclusivamente para você. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto!
O que é o marketing sensorial?
De forma geral, o marketing sensorial se baseia em uma estratégia que utiliza os cinco sentidos (tato, paladar, audição, olfato e visão) para atrair clientes, aumentar o relacionamento e gerar conversões.
O marketing sensorial instiga e busca explorar o comportamento dos clientes e as suas determinadas reações de acordo com a estratégia elaborada. Ele atrai e impulsiona o desejo de compra, graças a uma experiência diferenciada e exclusiva.
Cada um dos cinco sentidos podem contribuir de uma forma diferente para desenvolver um ambiente ou uma estratégia que cative e encante o cliente.
Abaixo, nós iremos falar sobre como aplicar cada um desses sentidos dentro da metodologia do marketing sensorial. Confira!
Como aplicar o marketing sensorial?
Olfato
Se você já passou por lojas como Melissa, Havaianas ou até mesmo o Dunkin Donuts, então sabe que essas empresas abusam do sentido do olfato, não é mesmo?
O cheiro agradável é um diferencial e tanto, e você pode utilizá-lo para atrair mais clientes. Especialmente se sua empresa faz parte do ramo alimentício e têxtil, o leque de oportunidades é imenso e deve ser bem aproveitado.
Visão
Outro sentido que pode ser trabalhado no marketing sensorial é a visão. Com uma estratégia bem definida, é possível literalmente atrair os olhares para seu negócio.
Se você vende envelope awb, algumas estratégias de visão são a remodelagem do logo, adicionando cores de maneira estratégica, ou até mesmo oferecendo destaque aos seus produtos em sua loja física, por exemplo.
Paladar
Sabe aquele cafezinho, biscoitinho ou chá que você ganha quando entra em algum estabelecimento? Então, essa pode ser uma técnica infalível de marketing sensorial, e é utilizada por diversas empresas.
Até mesmo sistemas de amostras grátis podem elevar drasticamente as chances de vender seus produtos!
Audição
A audição pode ser incrementadas com jingles, playlists especializadas e muita criatividade ao escolher músicas atuais e que encantem o seu público-alvo.
A escolha de toques e músicas diferenciadas podem ser um fator-chave para acalmar ou agitar os seus consumidores.
Tato
Por fim, o tato também é fundamental para a estratégia do marketing sensorial. Ao pegar em um objeto que está prestes a adquirir, experimentar, sentir a textura, as chances de compra também aumentam de forma elevada.
Por isso, esse é um processo valioso e que deve ser levado em consideração em muitas situações.
Agora que você já conhece o marketing sensorial e como aplicá-lo, o que acha de seguir essa estratégia e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!