Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

ME: conheça as vantagens de ter uma microempresa

ME: conheça as vantagens de ter uma microempresa

Abrir uma empresa, cuidar do próprio negócio, ser um empreendedor e não depender de um patrão é o sonho de muitos brasileiros. Existem muitos caminhos para atingir esse objetivo, e um dos mais escolhidos é o da abertura de uma Microempresa (ME). 

Segundo levantamento do Sebrae, feito em 2021, no Brasil, existem 6,4 milhões de micro e pequenas empresas, espalhadas por todo o território nacional. No entanto, muitas pessoas que já pensaram em ter o próprio negócio não sabem quais as condições, benefícios e vantagens em abrir uma empresa categorizada como ME. Por isso, separamos alguns pontos relevantes para levar em consideração.

Antes de tudo, o que é uma microempresa?

A Microempresa (ME) é uma das modalidades de empresas mais populares no Brasil. É definida como uma pessoa jurídica com um faturamento anual inferior a R$ 360 mil e também pode se enquadrar no Simples Nacional, um sistema tributário que visa facilitar a cobrança de impostos. 

Ao todo, as microempresas são divididas em quatro tipos diferentes: Sociedade Simples, Sociedade Empresária, Empresário Individual e EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Não há muita burocracia

Um grande atrativo é que a burocracia em torno da abertura de uma microempresa é bem menor, em comparação com empresas de maior porte, já que uma série de procedimentos é bastante simplificada. 

A primeira vantagem é a de poder utilizar o Simples Nacional, um regime que garante tratamento tributário diferenciado as microempresas e empresas de pequeno porte. Os oito tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS) que devem ser pagos pela empresa são arrecadados de uma única vez, gerando apenas um boleto, e, dessa forma, tornando o gerenciamento da empresa mais facilitado. As obrigações previdenciárias e trabalhistas também são simplificadas para essa categoria. 

 

Mais agilidade

Gerir uma microempresa significa dizer que a cadeia de comando é bem reduzida, em comparação com empresas de grande porte; logo, o tempo entre a tomada de decisão e a execução do plano tomado é muito reduzido também. 

Dessa forma, as microempresas conseguem se adaptar e responder a situações adversas de forma mais rápida e competitiva do que as gigantes de mercado.

Vantagens competitivas

As microempresas, assim como qualquer empresa, podem fazer parte das licitações públicas. Porém as MEs têm benefícios previstos na legislação que garantem a igualdade entre elas e as empresas de grande porte. 

Uma das vantagens dessa condição é que, mesmo se estiver irregular, a ME ainda pode fazer parte das licitações. No entanto, se o negócio for o vencedor da dita licitação, o empresário tem um prazo de até dois dias para colocar as irregularidades em dia.

Nesses casos, como muitas vezes as irregularidades se acumulam pelo baixo fluxo de caixa, uma das soluções mais viáveis para o segmento é a contratação de um crédito pessoal online com boas taxas, para deixar todas as irregularidades fora do radar e começar a lucrar da maneira como deveria. 

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados