O Marketing Digital é essencial para alavancar um empreendimento, ainda mais, com a pandemia do Coronavírus que estamos vivendo, é necessário investir em uma estratégia para que seu negócio não seja esquecido.
Como medidas preventivas em alguns municípios decretou o fechamento de estabelecimentos, permitindo apenas a entrega (Delivery) ou retirada balcão.
Consequentemente, pequenos negócios podem ser afetados com as vendas caindo drasticamente.
Então, para que isso não aconteça com você, agora é o momento ideal para investir nos meios digitais para promover o seu restaurante, bar ou lanchonete.
Por isso, separamos algumas dicas de como o Marketing Digital pode fortalecer as suas vendas.
Mas, o que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um conjunto de estratégias com intuito de atingir os objetivos de marketing, sendo aplicadas por meio dos canais digitais, como SEO, mídias sociais, blogs e outros.
Geralmente, os principais objetivos é adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.
Por meio do marketing ocorre o posicionamento de mercado, mas para isso acontecer você propagar sua marca.
Tendo, 3 ponto como base, que são:
1- Identidade: Determine o que você transmitir para o cliente por meio da sua marca;
2- Imagem: É a percepção do cliente sobre a marca. Sua identidade e imagem estão sendo as mesmas?
3- Reputação: Se constrói com passar do tempo, ao adquirir a confiança do público.
Portanto, as estratégias de comunicação e marketing são planejadas para impactar positivamente o público, gerando uma maior procura por produtos ou serviços que possa suprir às suas necessidades.
Vantagens:
1- Segmentação de público-alvo
Possibilidade de fazer campanhas direcionadas apenas um segmento específico de público, sem necessidade de mostrar a mensagem para todos;
2- Métricas em tempo real
Acesso a dados simultaneamente, ou seja, é possível mensurar os dados em tempo real, como quais são as pessoas que interagiram com a mensagem, que comparam o produto ou manifestaram interesse;
3- Custo menor e mais assertivo
O custo para anunciar é consideravelmente mais baixo, e, ainda, consegue ser mais assertivo, anunciando diretamente para o público-alvo;
4- Engajamento com seu público
Todas a campanhas pressupõem um engajamento entre o anunciante e quem recebe o anuncio. É comum, ter comentários em campanhas nas mídias sociais, compartilhamento de conteúdo, etc;
5- Agilidade na implementação de campanhas
Total domínio para criar, editar e substituir qualquer tipo de campanha em poucos minutos e sem necessidade de um conhecimento técnico extremamente avançado, consequentemente, é possível alcançar melhores resultados
Como fazer Marketing Digital?
Primeiramente, precisa ficar claro que as estratégias de comunicação e marketing por meios digitais, não estamos se referindo de uma plataforma ou ferramenta em específico, mas sim de todas em simultâneo.
Para que todas as ações sejam eficaz é necessário trabalhar em diversas plataformas em simultâneo.
Com isso, vem o domínio técnico sobre alguns assuntos, como:
– SEO ou Search Engine Optimization: Otimização para mecanismos de busca, potencializa o posicionamento de um site nas páginas;
– SEM ou Search Engine Marketing: Tem como objetivo trazer mais visitantes para o seu site;
– SEA ou Search Engine Advertising: Publicidade nos Motores de Busca, permite criar campanhas de anúncios específicas;
– Marketing de Conteúdo;
– Inbound Marketing: Trata-se de uma estratégia que visa atrair o público e convertê-lo em clientes;
– Gestão de mídias sociais: Conjunto de ações para otimizar o uso das mídias, incluir planejar postagens, desenvolver e analisar resultados;
– E-mail marketing e Newsletter: contato com cliente via e-mail.
Embora, todas os assuntos sejam distintos, eles se conectam numa estratégia digital.
Dicas de Marketing Digital:
1- Crie a sua Persona
Basicamente, a Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, apesar de ser fictícia, você precisa se basear em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes.
Essa persona deve ter uma história, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Afinal, quais são os interesses e os desejos do seu cliente?
A Persona é responsável por um aumento considerável nas vendas, pois graças ela você consegue mandar as mensagens para as para as pessoas corretas e com a linguagem adequada.
Portanto, por meio do perfil da personas você é capaz de:
– Elaborar o conteúdo assertivo paras atrair mais clientes;
– Usar uma linguagem adequada nas suas publicações;
– Auxiliar na criação de outras principais estratégias de marketing;
– Conhecer em quais canais os seus potenciais clientes estão inseridos.
2- Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.
O ideal é que conteúdo esteja aliado com o funil de vendas.
Assim, mediante ao conteúdo você consegue atrair, envolver e gerar valor, consequentemente, as pessoas cria uma percepção positiva da sua marca.
Portanto, com o conteúdo você terá o interesse do cliente, a fim de educar, informar sobre algo relaciona a sua empresa ou produto e por fim vender.
Espero que tenhas lhe ajudado, que você consiga superar a crise com marketing digital e o delivery online, boas vendas e previna-se.