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Lojista deve acompanhar a evolução do varejo

Lojista deve acompanhar a evolução do varejo

Diante das mudanças de hábitos dos consumidores, especialistas afirmam que o varejo brasileiro precisa se adaptar às tendências tecnológicas.

 

As mudanças no varejo, segundo Alberto Serrentino

Um dos consultores mais requisitados do mercado varejista no Brasil, Alberto Serrentino, afirmou em palestra na cidade do Rio de Janeiro que o varejo precisa mudar para acompanhar as tendências tecnológicas. Ele falou para cerca de 1 mil empresários varejistas de grande, médio e pequeno porte, a convite da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

 

Serrentino traduziu para os lojistas cearenses o que foi dito e apresentado na maior convenção mundial do varejo, que aconteceu em Nova Iorque em janeiro deste ano. O consultor destacou que a pandemia desorganizou as cadeias mundiais de suprimento e ainda afeta a economia do planeta, que enfrenta instabilidade geopolítica, inflação, altas taxas de juros, risco de recessão nos Estados Unidos e carência de mão de obra.

 

O cenário do varejo brasileiro

No Brasil, Serrentino destacou os programas sociais do novo governo que incrementam a renda e melhoram o consumo, mas citou fatores contrários como a inflação, os juros, a renda, o crédito e o PIB. Ele apresentou perspectivas para o varejo brasileiro em 2022 e destacou que os setores de alimentos, farmácias, cosméticos, beleza, Pet e moda premium devem crescer, enquanto os setores de eletroeletrônicos, móveis, telefonia e informática enfrentarão dificuldades.

 

Serrentino também afirmou que o consumidor mudou seus hábitos e sua jornada, o que repercutiu no dia a dia das lojas físicas, que registram agora menor tráfego de pessoas. Ele sugeriu que a loja precisa ser transformada em um Hub para se adaptar à mudança e que o varejo precisa captar mais dados, pois 80% das pessoas que entram e saem das lojas não compram. O consultor ainda falou sobre a importância da tecnologia para esquentar as lojas físicas e para a otimização do negócio, recomendando a captura de dados dos clientes e o uso da Inteligência Artificial.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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