Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

ISO 17025: Entenda mais sobre suas especificações

ISO 17025: Entenda mais sobre suas especificações

Esta norma, conhecida como ISO 17025, está presente em diversos testes laboratoriais. Por isso, caso seja gestor de uma empresa de calibração, precisa estar atento a todas as regras referentes ao tema.

E foi pensando nisso que decidimos fazer esta postagem, ou seja, mostraremos quais as funcionalidades, vantagens e referências trazidas por ela. Portanto, se quer entender melhor sobre o tema, vem com a gente!

Especificações de funcionalidade

A ISO 17025 é uma norma presente apenas em laboratórios de ensaio e calibragem. Tudo para que o processo de padronização de testes seja cumprido. É evidente que, caso dois laboratórios de diferentes regiões do mundo (e com certificação), precisem ser comparados, terão os mesmos resultados.

É como se produzíssemos um compressor de ar odontológico, todos devem ser moldados com as mesmas especificações. Além do que, introduz as normas ISO 9001 e 9002 com detalhamento e clareza.

A prevenção quanto às opiniões que se divergem (no que diz respeito aos resultados e a redução de documentos) se torna assertiva. É quase uma matemática exata, pois haverá um resultado que raramente será refutado.

Mais explicações sobre a ISO 17025

A ISO/IEC 17025:2017 é a versão mais recente da ISO 17025, atualizada a partir de 2005. Nos principais países é o padrão que os laboratórios compreendem como sendo tecnicamente competentes. 

Existem muitos pontos em comum com o padrão ISO 9001, mas o ISO 17025 é mais específico em requisitos de competência e se aplica, diretamente, às organizações que produzem resultados de testes e calibração (portanto, uma empresa de Vidro termoelétrico pode ter ISO, mas não especificamente a 17025).

Além disso, é baseado em princípios mais técnicos, produzindo muitos benefícios para os laboratórios. Independentemente do tamanho, ele é aplicável e empregado para desenvolver seu sistema de gestão de qualidade e operações técnicas.

Em geral, os laboratórios usam a ISO 17025 para implementar um sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de melhorar sua capacidade de consistência na produção de resultados válidos. 

Como o padrão diz respeito à competência, o credenciamento é formal, referente a uma demonstração dessa competência. 

As principais mudanças na ISO/IEC 17025

Com esta atualização da ISO 17025, tivemos mudanças significativas e as principais foram:

  • Um capítulo adicional sobre pensamento baseado em risco. Isso fez com que reduzisse as diretrizes encontradas na forma padrão padrão e resultou em outras adicionais, baseadas em desempenho.
  • Mais flexibilidade em relação a processos, procedimentos, informações documentadas e responsabilidades organizacionais.
  • Terminologia atualizada.
  • Atualizações de tecnologia. Por exemplo, o padrão agora incorpora o uso de computadores, registros eletrônicos e produção de registros e relatórios eletrônicos. Isso modernizou significativamente o padrão.
  • O escopo foi ampliado e agora inclui todas as atividades laboratoriais.

Cabe ressaltar que todo o processo para melhoria de determinados projetos e padrões é válido e o ISO 17025 tem se tornado uma das grandes bandeiras para isso. Entendeu a importância dele? Agora é hora de correr atrás da norma e ganhar respeitabilidade no meio.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados