Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Funil de vendas: saiba como utilizar

Funil de vendas: saiba como utilizar

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é uma das principais ferramentas de marketing utilizadas no mercado e tem como foco atrair, converter e encantar o cliente por meio de conteúdo digital, blogs, posts etc.

No Inbound Marketing um dos conceitos mais importantes para elaborar estratégias eficientes é o funil de vendas, seja para uma empresa fabricante de desengraxante biodegradável, ou uma empresa de cosméticos.

Neste texto, iremos falar sobre o que é o funil de vendas e como utilizá-lo. Fique conosco e acompanhe. 

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que permite “desenhar” a jornada do cliente, desde o primeiro contato com um serviço ou produto até a sua venda efetivamente. Em suma, o funil de vendas consegue mostrar todo o percurso do cliente até que ele se decida pela compra. 

Todo o processo do funil de vendas acontece por etapa e a primeira etapa para uma empresa distribuidora de pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, é quando o cliente toma conhecimento da solução, ou seja, do produto oferecido pela empresa.

Um cliente que viu o produto, está menos inclinado a efetivar a compra do que um cliente que já visualizou as avaliações da empresa e do produto. Então, para determinar em qual nível de decisão de compra o cliente se encontra, é utilizado o funil de vendas.

Conheça as etapas do funil de venda

Como já mencionado, o funil de vendas funciona por etapas que são:

  • Topo do funil: nesta etapa o possível cliente (lead) tomou conhecimento da empresa ou produto, mas ainda não tem exatamente interesse em efetivar uma compra;
  • Meio de funil: nesta etapa, o possível cliente percebeu que a empresa é capaz de oferecer uma solução eficiente para o seu problema e seu interesse pode aumentar;
  • Fundo de funil: nesta última etapa o cliente já percebeu a necessidade de efetivar a compra e tomará ações para realizar esta compra, seja pesquisando melhor sobre o produto, ou comparando o produto de uma empresa com outra.

Como utilizar o funil de vendas?

Agora que já sabemos como funciona o funil de vendas e suas etapas, vamos falar sobre como utilizá-lo nas estratégias de marketing para obter sucesso de vendas.

Como o funil consegue mostrar em qual etapa de decisão o cliente se encontra, sua utilização é voltada para elaborar estratégias para cada etapa do perfil.

Uma empresa de gerador de energia, por exemplo, que queira atrair um cliente que está no topo do funil, deve elaborar estratégias para que o cliente perceba que tem um problema que precisa ser resolvido. Para isso, gerar conteúdos informativos é a melhor estratégia.

Para possíveis clientes do meio de funil, a estratégia ideal é apresentar soluções para o problema de forma informativa. Neste estágio, também é importante obter informações dos possíveis clientes. Para isso, a empresa pode disponibilizar um formulário para se cadastrar e baixar um e-book, por exemplo. 

Já para possíveis clientes de fundo de funil, é importante que a empresa se posicione como a melhor opção para resolver o problema. Para isso, é importante a interação com o cliente, gerar conteúdos promocionais e informativos sobre o produto ou serviço, entre outros.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre como utilizar o funil de vendas? Compartilhe o post com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando o conteúdo.

You must login to add a comment.

Posts relacionados