Os chatbots são ferramentas que andam lado a lado com a nova estratégia de relacionamento com os novos consumidores.
O novo perfil do consumidor, denominado Consumidor 4.0, está sempre conectado, utiliza vários canais de comunicação, é altamente exigente e deseja soluções rápidas. Tudo isso sem abrir mão de uma ótima experiência.
A palavra chatbot vem da combinação de “chat” e “robot”. Esta ferramenta tem a função de simular o atendimento humano e interagir com clientes para, por exemplo, atender solicitações e sanar dúvidas.
Muitas empresas têm utilizado chatbots para agilizar ou desafogar o atendimento. Através desta ferramenta, é possível automatizar processos repetitivos e burocráticos, deixando os atendentes livres para resolver problemas mais complexos.
O funcionamento de um chatbot depende do seu tipo (a tecnologia utilizada para o desenvolvimento), do canal de contato e de sua finalidade.
As possibilidades de utilização de chatbots são infinitas e as empresas podem disponibilizá-los através de diversos canais como Facebook Messenger, Whatsapp, Telegram, website e etc.
Provavelmente, mesmo que não tenha percebido, você já foi abordado por um chatbot enquanto navegava pela internet. Muitas empresas que modernizaram suas estratégias já aderiram a esta tecnologia para interagir e conquistar mais clientes.
Sabe quando você visita o site de uma determinada marca e uma mensagem pop-up surge no canto da tela, lhe chamando para conversar ou se colocando à disposição para tirar dúvidas? São chatbots implementados para esta finalidade. É muito comum as empresas utilizarem chatbots para recepcionar o visitante. Além de uma mensagem convidativa, demonstrando que a sua empresa está disponível para interagir, é possível ofertar produtos, materiais ricos ou cupons desconto pelo próprio chatbot, a fim de capturar leads por exemplo.
Vale ressaltar que este é apenas um exemplo das inúmeras aplicações de chatbots!
Agende uma reunião online e entenda como podemos implantar EZ Chatbot na sua empresa:
Whatsapp: (34) 3218 70 12
Email: pietro@ezsoft.com.br