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Dicas para melhorar as vendas da sua conveniência

Dicas para melhorar as vendas da sua conveniência

Os donos de conveniência têm empregado truques engenhosos para fazer com que os clientes gastem mais do que planejaram.

 

A seguir, conheça os seis truques mais utilizados pelos supermercados para induzir os consumidores a encher seus carrinhos.

 

Carrinho e posicionamento dos produtos

Tamanho do carrinho: Utilize carrinhos maiores para que os clientes sintam que precisam comprar mais do que planejaram. A sensação de um carrinho vazio pode encorajar os consumidores a comprar mais do que precisam.

 

Colocação dos produtos: Coloque os produtos mais caros ao nível dos olhos dos clientes e os mais baratos nas prateleiras inferiores. Isso direciona o foco do cliente para os produtos que as marcas e o supermercado querem que eles comprem e ainda incentiva a compra de itens mais acessíveis.

 

Posicionamento de produtos essenciais: Coloque os produtos essenciais em locais mais remotos da loja. Isso força os clientes a passar por outras prateleiras e potencialmente comprar mais produtos.

 

Preços e atendimento

Preços quebrados: Utilize preços quebrados (por exemplo, R$ 2,96 em vez de R$ 3,00) para fazer com que os clientes sintam que estão economizando dinheiro, mesmo que a diferença seja pequena.

 

Produtos ao alcance das crianças: Coloque produtos atraentes para as crianças, como doces e brinquedos, em prateleiras mais baixas ou em expositores próximos ao caixa. Isso pode incentivar as crianças a pedir aos pais que comprem esses produtos.

 

Mantenha o foco do cliente: Certifique-se de que o layout da loja seja organizado e direcione o cliente para os produtos que você quer que eles comprem. Evite distrações desnecessárias que possam desviar a atenção do cliente do que você quer que eles vejam e comprem.

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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