Já não é novidade que a forma de lidar com os clientes mudou. Nos dias de hoje, qualquer produto ou serviço comercializado, seja um tarugo de alumínio, um eletrodoméstico ou serviços de publicidade, entre outros, tem como foco a boa experiência de atendimento.
E isso é a base do que chamamos de Customer Experience (CX) ou, em português, experiência do consumidor.
Além disso, não importa se o processo de comunicação de uma empresa é feita pela web, telefone, e-mail ou pessoalmente, o contato com os clientes devem ser sempre valorizado para que seja possível construir um bom relacionamento.
Com um atendimento satisfatória, a empresa pode obter diferenciais competitivos em relação a concorrência, e até mesmo se desenvolver de forma sólida no mercado!
Ou seja, até agora, percebemos que proporcionar experiências positivas é essencial para a sobrevivência de uma empresa no mercado, e o Customer Experience vem para ajudar nesse desafio.
Se você quer saber mais sobre o Customer Experience, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar sobre todos os detalhes. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
O que é o Customer Experience?
De forma geral, o Customer Experience, ou experiência do consumidor, se trata de um conjunto de ações e estratégias focadas em melhorar e otimizar o relacionamento entre os clientes e a marca durante o pré e pós-venda.
Ou seja, as ações de Customer Experience começam desde que o lead (potencial cliente) está no topo do funil de vendas, até o momento que ele já comprou o produto e serviço e está em busca de alcançar os seus serviços.
Resumidamente, o CX engloba todas as possibilidades de interação com uma marca. O foco dessa estratégia é fazer com que um cliente tenha sucesso e solucione as suas necessidades ao adquirir os produtos e serviços que sua empresa oferece.
Se sua empresa presta serviços de alpinismo industrial, provavelmente vai querer que seus clientes tenham mais comodidade e gostem do serviço de qualidade, certo?
Então o Customer Success serve para fazer com que o cliente se sinta totalmente satisfeito por meio do bom atendimento e experiência.
Qual a importância do Customer Experience?
As estratégias de Customer Experience são altamente eficazes para aumentar a fidelização e retenção de clientes. Uma vez que o seu público está satisfeito, ele raramente irá optar por consumir produtos e serviços de uma empresa concorrente.
Como resultado, além do Customer Experience gerar um índice maior de fidelização, ele também facilita a aquisição de novos clientes, uma vez que os seus consumidores podem recomendar os seus produtos e serviços para outras pessoas.
E, é claro, não podemos deixar de comentar que essa estratégia também gera mais lucratividade para a sua empresa!
O CV aumenta potencialmente o lifetime value e o ticket médio dos seus clientes, que reflete positivamente no aumento das vendas e da lucratividade.
Por fim, se sua empresa trabalha com ácido fosfórico, por exemplo, o Customer Experience também gera diferenciais competitivos para que você possa se destacar em meio a concorrência!
Agora que você já sabe de todos os detalhes sobre o Customer Success, o que acha de investir nessa estratégia e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!