CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Consumo em cores

Consumo em cores

A persuasão é uma arte a ser praticada para estimular o consumo e apesar de uma compra envolver várias decisões, o visual conta e as cores são importantes!

Em uma pesquisa sobre o que mais influencia na escolha de um produto o resultado foi esmagador: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.

No design a cor é uma poderosa ferramenta. Um exemplo é o dourado, que remete a ouro e produtos Premium em vários países, como na Europa. Contudo, no plano internacional as cores podem ter diferentes significados.

Confira 8 cores associadas a diferentes aptidões ao consumo

1 -Amarelo

O Amarelo transmite otimismo e jovialidade, é usado para reter a atenção em vitrines.

2 – Vermelho

Vermelho transmite energia. Aumenta a pulsação e cria uma sensação de urgência. Normalmente é usado em liquidações.

3 – Azul

Azul transmite a sensação de confiança e segurança. É utilizado em bancos e empresas.

4 – Verde

Verde é associado à saúde, é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. É usada para relaxar nas lojas.

5 – Laranja

Laranja transmite agressividade, chama à ação: comprar, vender…

6 – Rosa

Rosa é cor romântica e feminina, usada para venda de produtos para mulheres e meninas.

7 – Preto

Preto é poderoso, usado em produtos de luxo.

8 – Roxo

Roxo éusado para acalmar, mais visto em produtos de beleza e antienvelhecimento.

Abaixo a figura mostra as cores, os tipos de compradores que atraem e para que locais são mais recomendados.

Fonte: http://www.paocriacao.com.br/site/pt/blog/75

Veja mais curiosidades e estímulos das em Infográfico – Psicologia das Cores no Marketing

É importante ter atenção, pois a cor não é a única que influencia, o design, as palavras e conveniência também induzem o comportamento do consumidor. As palavras são poderosas e podem ser utilizadas para evocar sentimentos. Na pesquisa constatou-se que 60% das pessoas preferem comprar produtos que tenham a palavra “garantia” associada ao produto.

Quer saber da comunidade Sebrae Respostas uma opinião sobre qual cor usar em seu negócio? Faça sua pergunta aqui e participe! 

Por Luciana Pecegueiro Furtado

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade