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Consumo em cores

Consumo em cores

A persuasão é uma arte a ser praticada para estimular o consumo e apesar de uma compra envolver várias decisões, o visual conta e as cores são importantes!

Em uma pesquisa sobre o que mais influencia na escolha de um produto o resultado foi esmagador: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.

No design a cor é uma poderosa ferramenta. Um exemplo é o dourado, que remete a ouro e produtos Premium em vários países, como na Europa. Contudo, no plano internacional as cores podem ter diferentes significados.

Confira 8 cores associadas a diferentes aptidões ao consumo

1- Amarelo

O Amarelo transmite otimismo e jovialidade, é usado para reter a atenção em vitrines.

2- Vermelho

Vermelho transmite energia. Aumenta a pulsação e cria uma sensação de urgência. Normalmente é usado em liquidações.

3- Azul

Azul transmite a sensação de confiança e segurança. É utilizado em bancos e empresas.

4- Verde

Verde é associado à saúde, é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. É usada para relaxar nas lojas.

5- Laranja

Laranja transmite agressividade, chama à ação: comprar, vender…

6- Rosa

Rosa é cor romântica e feminina, usada para venda de produtos para mulheres e meninas.

7- Preto

Preto é poderoso, usado em produtos de luxo.

8- Roxo

Roxo é usado para acalmar, mais visto em produtos de beleza e antienvelhecimento. A cor associa a criatividade e resolução de problemas.

Abaixo a figura mostra as cores, os tipos de compradores que atraem e para que locais são mais recomendados.

Infográfico Psicologia Cores 600 [Infográfico] A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia a Dia

É importante ter atenção, pois a cor não é a única que influencia, o design, as palavras e conveniência também induzem o comportamento do consumidor. As palavras são poderosas e podem ser utilizadas para evocar sentimentos. Na pesquisa constatou-se que 60% das pessoas preferem comprar produtos que tenham a palavra “garantia” associada ao produto.

Confira ainda dicas do Sebrae sobre a psicologia das cores.

Quer saber da comunidade Sebrae Respostas uma opinião sobre qual cor usar em seu negócio? Faça sua pergunta aqui e participe! 

Por Luciana Pecegueiro Furtado

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