Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Consultório infantil personalizado contribui para deixar ambiente mais acolhedor aos pequenos pacientes

Consultório infantil personalizado contribui para deixar ambiente mais acolhedor aos pequenos pacientes

Com cores atrativas, móveis personalizados e brinquedos educativos, o espaço pode ser adaptado para as crianças
Estar em um ambiente hospitalar pode causar medo e inquietação, tanto para adultos quanto para crianças. Por isso, nem sempre ir para uma consulta médica é um momento fácil para lidar com os pequenos pacientes. Além do cuidado e atenção especial para realizar atendimentos com crianças, o médico ou responsável pelo consultório infantil deve se atentar às instalações. Ou seja, pensar no ambiente para que o espaço seja mais acolhedor e divertido para as crianças atendidas, transformando a consulta em um momento positivo e atrativo também, sem grandes preocupações.

 
A maioria dos consultórios médicos são pintados de branco e sem muitos atrativos, certa frieza ao ambiente devido a sua seriedade. “A decoração de um consultório infantil deve ser pensada com o objetivo de aliviar possíveis traumas às crianças, principalmente se o paciente precisar passar horas realizando exame”, explica Camila Francisco, designer de interiores da Mia Design Infantil. Por isso, a decoração e composição das mobílias e equipamentos contribuem para criar um ambiente mais alegre e descontraído, buscando confortá-los da melhor maneira possível, atrelando o visual do consultório ao bom tratamento dos profissionais.

 
Como um projeto de design pode contribuir para a experiência do paciente no consultório?

 
Um projeto de design de interiores focado em um consultório infantil deve ser elaborado pensando na adaptação da criança no espaço e na sensação do paciente durante a consulta, com um toque de alegria pela decoração.

 
Cores mais alegres e inserção de formas geométricas nas paredes já mudam totalmente o ambiente. Seja com papéis de parede ou até mesmo pinturas específicas, como animais e personagens, é possível cativar e tranquilizar os pequenos pacientes, deixando-os mais confortáveis para a consulta, pois, ao deixar o ambiente mais descontraído, o espaço torna-se mais leve, unido à calma e ao silêncio necessários por ser um consultório médico.

 
Atrelado a isso, incluir móveis personalizados também é uma forma de melhorar a decoração do consultório. A mobília deve ser inserida pensando nas crianças, permitindo uma acessibilidade maior, além da autonomia. Por exemplo, cadeiras, mesas de atividades, puff, entre outros itens, devem ser de um tamanho apropriado para atender crianças. Para aproveitar melhor o espaço e evitar móveis com pontas, por exemplo, investir em móveis planejados é o recomendado.

 
Tanto no consultório quanto na recepção, é possível incluir brinquedos e artes interativas à decoração do espaço, deixando o ambiente realmente apropriado para crianças.  “Ter brinquedos e atividades que estimulam a criança, como quebra-cabeças, livros para colorir, folhas para desenho livre, entre outros elementos, possibilita que os pequenos pacientes se sintam mais à vontade antes e durante a consulta”, destaca Camila.

 

(Crédito da foto: Projeto Mia Design Infantil)

You must login to add a comment.

Posts relacionados