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Como vender pelo WhatsApp: Otimize sua conversão em vendas

Como vender pelo WhatsApp: Otimize sua conversão em vendas

Como vender pelo WhatsApp: Otimize sua conversão em vendas

Vender pelo WhatsApp é uma estratégia que pode aumentar seus ganhos de forma significativa!

O WhatsApp é um aplicativo que apresenta um número expressivo de usuários. Mas você sabia que é possível utilizá-lo para beneficiar a sua marca? 

O envio rápido de mensagens e os recursos multimídias tornam o WhatsApp um dos aplicativos mais práticos no que diz respeito à comunicação com os outros.

Isso faz dessa plataforma uma grande aliada a vendas de produtos e serviços, uma vez que aproxima uma empresa de sua audiência.

Porém, muitos empreendedores ainda não descobriram os recursos valiosos disponibilizados pelo aplicativo ou não entendem como utilizá-los a favor de seus negócios.

Afinal, separar o profissional do pessoal é um dos grandes desafios da rotina de atendimento por meio dessa plataforma. 

Para entender como utilizar essas funcionalidades para vender pelo WhatsApp, separamos algumas dicas importantes para que você fique por dentro do tema.

 

1 WhatsApp Business no dia-a-dia da sua empresa

A maioria das pessoas está acostumada a utilizar o WhatsApp para assuntos pessoais, como conversas cotidianas ou compartilhamento de mídias.

Porém, é preciso ter em mente que se o foco da sua empresa é vender pelo WhatsApp, toda a estratégia de comunicação deve ser repensada.

Lembre-se de que uma conta comercial carrega o nome da sua empresa, portanto, é preciso se relacionar com o cliente de forma estritamente profissional. 

Utilizar linguagem informal e gírias, além de compartilhar conteúdos que não se relacionam com o seu negócio podem ser comportamentos que prejudiquem a sua imagem aos olhos dos clientes.

Seja sempre cordial e objetivo ao enviar ou responder mensagens, ciente de que se trata de um relacionamento focado em apresentar e vender o seu produto.

Outra atitude que pode não ser bem vista pelos consumidores é o envio excessivo de mensagens.

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Você não precisa enviar mensagens constantemente apenas para convencer o cliente a comprar o seu produto. Isso apenas o afastará da sua empresa, podendo até te bloquear na plataforma.

Invista em mensagens periódicas, de preferência, seguindo um cronograma específico. Isso pode te trazer resultados melhores nas vendas.

Ao invés de optar pelo envio de mensagens em massa, opte por criar um blog corporativo!

Entender sobre o que é Guest Post e como essa estratégia pode maximizar a conversão de vendas da sua empresa, poderá mudar o percurso da sua empresa!

Afinal, criar um blog corporativo e agregar conteúdo de alta qualidade, além de gerar inúmeros benefícios para sua marca, irá maximizar seu engajamento de clientes em potencial.

 

1.1 Funcionalidades do WhatsApp Business

Como já mencionamos, o WhatsApp Business é um aplicativo direcionado para empresas e relações profissionais.

Ele possui diversas funcionalidades exclusivas que permitem o envio de respostas automáticas, informam o horário de funcionamento da empresa e até permitem a divulgação de seus produtos por meio de catálogos.

Outro diferencial importante é a possibilidade de verificar as métricas do seu negócio. Analisar esses dados é uma etapa importante do processo de vendas.

Pensando nisso, o WhatsApp disponibiliza informações importantes como a quantidade de mensagens enviadas, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram lidas por eles.

São dados concretos que auxiliam na elaboração de estratégias e facilitam a tomada de decisões. Trabalhar com base em números é muito mais eficaz do que especular sobre seus resultados.

A plataforma também tem buscado investir e aprimorar cada vez mais os recursos que disponibiliza. 

O WhatsApp Business tem passado por atualizações que prometem deixar o aplicativo cada vez mais profissional.

 

2 Dicas infalíveis para vender no Whatsapp Business

2.1 Dedicação é primordial

Um dos maiores erros de algumas empresas ao utilizar o WhatsApp para fins comerciais é não dar a devida atenção à plataforma.

Para vender pelo WhatsApp e obter sucesso, é preciso dedicação em tempo integral.

Informar ao cliente uma alternativa de contato por WhatsApp, mas não disponibilizar alguém para realizar esse atendimento pode gerar um transtorno desnecessário.

Tenha alguém em sua equipe que seja responsável por atender os clientes por esse canal, garantindo respostas rápidas e objetivas.

Isso passa credibilidade e confiança ao cliente, pois ele entende que você está sempre disponível para atendê-lo.

Nos períodos fora do horário de expediente, programe mensagens automáticas informando quais são os dias e horários de funcionamento para que o cliente esteja ciente de que será atendido assim que for possível.

Esse retorno pode ser essencial para que o cliente não busque outras opções no mercado, procurando pela concorrência, por exemplo.

 

2.2 Tente automatizar tudo ao máximo

A estratégia de vender pelo WhatsApp deve trazer praticidade à rotina de sua empresa, e não dificultar as coisas.

Por conta disso, é importante abusar da automatização dos processos para que facilite o envio de mensagens ou retorno aos clientes.

Para isso, o WhatsApp conta com uma linha de transmissão, que consiste no envio de uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Várias pessoas receberão uma mensagem individual, porém, sem a necessidade de que você tenha que redigir e enviar uma a uma. Isso significa praticidade e melhor aproveitamento do tempo.

Outro recurso são as mensagens automáticas. Elas são disparadas no momento em que o cliente entra em contato com você, funcionando como um retorno imediato.

Nesse caso, você tem a alternativa de solicitar ao cliente algumas informações logo no primeiro contato, inclusive entender o motivo do contato. 

Também é possível informar sobre o período de funcionamento da empresa, caso o cliente acione fora do horário do expediente.

Automatizar os processos é um dos itens que pode ajudar no crescimento do seu negócio.

 

2.3 Trabalhe o funil de vendas

Entender em qual estágio está o seu cliente é um fator muito importante na hora da abordagem via WhatsApp. Isso irá refletir no tipo de conteúdo que será direcionado a ele.

Trabalhar o funil de vendas consiste em entender que cada cliente da sua lista de transmissão está em um estágio diferente. Se você pretende vender pelo WhatsApp, esse entendimento é fundamental.

Dessa forma, o seu objetivo não deve ser o mesmo ao entrar em contato com cada um deles.

Alguém que acabou de conhecer a sua marca não deve ser abordado da mesma maneira que alguém que já mantém contato com a sua empresa há muito tempo.

Cada um deverá receber um conteúdo correspondente ao seu estágio no funil. Por isso, separe os conteúdos referentes ao topo, meio e fundo do funil.

É preciso organizar os conteúdos e classificar os clientes conforme as etiquetas disponíveis na plataforma a fim de utilizar estratégias adequadas a cada contexto.

Você só atingirá o seu objetivo de vender pelo WhatsApp se fizer um planejamento inteligente e estratégico.

Confira abaixo um modelo de funil de vendas e as etapas de prospecção:

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Em seu resumo, podemos afirmar que, no Estágio 0 é compilado todas os insights relevantes para iniciar seu planejamento estratégico.

Ao analisar as fases do funil de vendas, podemos notar que existem diferentes etapas de processos de vendas que devem ser seguidos.

Dessa forma, sua estratégia contará com uma excelente conversão de Leads!

2.4 O Marketing de conteúdo pode ajudar bastante

Pensar na atração de clientes também é uma etapa necessária para vender pelo WhatsApp.

A plataforma não deve ser utilizada apenas como forma de contato com os seus clientes ou para divulgar os produtos ou serviços da sua marca.

Entender sobre Marketing de Conteúdo o que é e como esta estratégia irá potencializar suas estratégias de marca e vendas é de extrema importância!

Afinal, em seu resumo, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que podem ser utilizadas em várias plataformas e também funciona muito bem no WhatsApp.

Compartilhar conteúdos que agregam valor ao seu cliente é um diferencial que promove engajamento e uma avaliação positiva para a sua empresa.

Explorar as diversas possibilidades de mídia que a plataforma permite, como fotos, vídeos e até áudios, possibilita abusar da criatividade a fim de chamar a atenção dos consumidores para o seu conteúdo e a sua marca.

Vender pelo WhatsApp abrange todas as etapas, desde a atração até o pós-vendas.

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2.5 Treine todos da sua equipe a nova forma de vendas

Por fim, treine sua equipe para estar preparada para um excelente atendimento por esse canal. 

Todos devem ser capacitados para dominar todos os recursos a fim de alcançar o objetivo final, que é vender pelo WhatsApp.

Essa modalidade pode parecer uma novidade, porém, funciona como qualquer outro atendimento. É preciso prezar pela cordialidade e empatia, pensando sempre na satisfação do cliente.

Entenda que esse aplicativo é uma possibilidade de se aproximar dos consumidores, por isso, é importante estar aberto para ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua marca.

Busque entender também quais são as necessidades dos colaboradores a fim de buscarem juntos as soluções para os possíveis problemas.

Aprender a gerenciar uma equipe e como incentivá-la para bons resultados é uma parte fundamental desse processo.

 

3 Conclusão

Para ter sucesso utilizando estratégias de vendas pelo WhatsApp, é preciso cultivar o relacionamento com o cliente, adotar boas práticas de contato com ele e, principalmente, garantir que ele tenha uma boa experiência durante todo o processo.

Tentar vender o seu produto ou serviço a qualquer custo não trará bons resultados para o seu negócio, além de prejudicar a credibilidade de sua empresa.

As dicas deste artigo consistem em estratégias bem pensadas para que sua empresa entenda como pode aproveitar os vários recursos e funcionalidades para vender pelo WhatsApp.

Agora que aprendeu técnicas valiosas para vender por WhatsApp, é importante testar diversos conteúdos em vários formatos, além de diferentes abordagens e estratégias para atrair os clientes.

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que também se interessam pelo assunto, assim como você.

E caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário para que possamos continuar te ajudando.

Até o próximo artigo!

Sofia Cortegana

Sofia Cortegana

Assistente de MarketingNovo na comunidade
Head Marketing E-Inov, developing operational, technical and tactical planning.

Developing strategic methods based on SEO, campaign development, strategic briefings to outsourced services, internal marketing, content productions supervision and metrics analysis.

Aiming at the development of an objective and result-generating work to achieve quantitties and quality growth for all involved. Committed to the effective exercise in the intended function, committed to excellence and continuous development in desired institution.

Throughout my professional career, I was able to develop excellent skills in communication, negotiation, teamwork, marketing , graphic design and fast learner. Using smart strategies with each product.

Through a CRM pipeline, I can combine the entire commercial and operational process into one. Which will allow us better visibility of opportunities. In this way, we were able to retain the customer by increasing his credibility and trust in the company, in addition to better procedural visibility, opportunities and weaknesses.

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