CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como melhorar a comunicação interna de uma empresa

Como melhorar a comunicação interna de uma empresa

Ter uma comunicação clara e objetiva é uma das principais metas estabelecidas entre líderes e gestores. Afinal, essa é uma ferramenta valiosa para manter a equipe integrada e alcançar resultados estipulados pela organização. 

Diante desse cenário, melhorar a comunicação interna é o foco de muitos gestores que tem como objetivo tornar os colaboradores cada vez mais satisfeitos. Além disso, essa relação é capaz manter a equipe motivada e, consequentemente, produtiva. 

Para deixar esse conceito claro, a comunicação interna é uma ação estratégica que permite a interação dos funcionários entre todos os departamentos da empresa. Aliás, essa comunicação permite que o trabalho seja feito de forma alinhada. 

Quer melhorar a comunicação interna e eliminar os ruídos da sua organização? Continue lendo e saiba como melhorar o relacionamento da sua empresa!

4 maneiras de melhorar a comunicação interna

A comunicação interna é a base do sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, confira agora algumas dicas para integrar a sua equipe e melhorar a relação no ambiente de trabalho.

1. Elimine os ruídos

Um dos principais fatores para a paralisação das atividades e atrasos no cumprimento das tarefas são os ruídos e conversas informais, que começam com um momento de distração e acabam se tornando um verdadeiro desafio. 

Por isso, é fundamental criar programas para garantir que as informações sejam divulgadas corretamente. Além disso, é preciso que a equipe compreenda o conteúdo da mensagem, evitando achismos ou especulações. 

Para isso, tente eliminar mal-entendidos e compartilhe informações precisas, principalmente os próximos passos da empresa, como a instalação de uma empresa de tratamento de água, por exemplo. O e-mail e softwares de comunicação são ótimas ferramentas para isso. 

2. Estimule o alcance de metas e objetivos

Nesse momento, é imprescindível estimular, motivar e valorizar o colaborador para que ele potencialize o seu desempenho. Afinal, só assim ele ‘’vestirá a camisa’’ do negócio e dará o seu melhor para trazer bons resultados. 

Uma boa estratégia para estimular o alcance de metas é criar uma política de bonificação, bônus ou mesmo comissões. Para que essa ação funcione, as normas precisam estar muito claras – assim, o desempenho não será baseado em achismo. 

3. Conheça os funcionários 

Em sua grande maioria, os funcionários não tem uma imagem muito positiva do líder e acabam deixando de compartilhar ideias, estratégias, insatisfações ou até mesmo um meio criativo para desenvolver o uniforme nr10, por exemplo. 

Para criar uma convivência amigável, é fundamental dar abertura a eles, sanar as suas dúvidas, passar confiança e abrir um espaço de relacionamento. Afinal, colocar o líder como inacessível é uma técnica que deixou de funcionar. 

Por isso, você pode criar ferramentas de comunicação, como reuniões mais informais, eventos, aproveitar momentos de pausa para circular pela companhia, permitindo-se ser localizado com mais frequência. 

4. Forneça Feedbacks

A cultura do feedbacks é imprescindível para o crescimento contínuo de toda organização. Inclusive, só assim será possível analisar o desempenho dos colaboradores e apontar os pontos fortes e fracos de cada um. 

Vamos imaginar que o seu segmento seja industrial e atue com a produção de molde de injeção plástica, por exemplo. Nesse sentido, é interessante apresentar o desenvolvimento dos colaboradores na produção contínua da organização.

Por isso, estimular a cultura de feedbacks é essencial para aprimorar a comunicação dentro da empresa. Desse modo, é viável acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e dar a eles a oportunidade de saberem em qual aspecto precisam melhorar. 

Invista em comunicação interna

Por fim, investir em canais de comunicação interna e evitar ruídos nas informações é fundamental para quem deseja qualificar processos, além de transformar o clima organizacional da empresa. 

Portanto, crie meios de comunicação diários, como boletins, redes sociais internas, mural corporativo, entre outras opções. 

E então, está pronto para adotar as nossas dicas e melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga