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Como integrar e-commerce e loja física – O guia absolutamente completo

Como integrar e-commerce e loja física – O guia absolutamente completo

Fonte: Imagem do acervo do site Pexels.

O mundo virtual trouxe aos usuários diversas alternativas para solucionar seus problemas. Através da internet é possível encontrar pessoas, telefones importantes, endereços e uma infinidade de conteúdo.

 

Atualmente, fazer uma pesquisa é com certeza bem mais prática e rápida do que há vinte anos. Essa praticidade abriu as portas para o e-commerce e expandiu o público de diversos comerciantes.

 

A integração de lojas físicas e virtuais se tornou essencial para alcançar mais pessoas, realizar vendas e subsidiar o comércio. Se você deseja entrar para o e-commerce, mas não sabe como, este guia é para você.

 

Por que integrar o e-commerce e loja física?

 

Quando se possui uma loja, o principal objetivo é obter a satisfação e fidelização de um cliente. O e-commerce tem a mesma visão, fornecendo ao cliente domínio sobre suas compras.

 

Imagine que um cliente entre em sua loja, experimente algumas peças de roupa, mas não consiga se decidir sobre qual delas comprar. Ele sai da loja, sem adquirir nenhuma peçae, quando chega em casa, se dá conta de qual ele realmente gostaria de comprar.

 

Talvez não seja viável para esse cliente retornar a sua loja por uma peça, seja peladistância, disponibilidade de tempo ou outros fatores. Procurar pela mesma peça pela internet é uma ótima opção a ser considerada.

 

Se você possui uma loja virtual, as chances de esse cliente acessar e adquirir seu produto são muito grandes, ainda mais podendo receber em casa ou ir retirar quando for possível.

 

O e-commerce proporciona uma experiência integrada ao físico e o virtual e atende com maior eficiência as necessidades do cliente.

                       

Como integrar o e-commerce e loja física?

                              

Para integrar sua loja física ao e-commerce são necessários alguns passos, que se forem seguidos corretamente irão garantir o sucesso da sua loja virtual. São eles:

 

Mapeamento do Estoque

 

Esse deve ser o primeiro passo. Antes de abrir sua loja online é preciso ter em mãos os dados sobre todos os produtos: características, preços, unidades e fotos.

 

Adquirir um sistema de gestão ERP

 

O sistema ERP, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Com um ERPé possível cadastrar todo o estoque, dados financeiros e contábeis. O software irá relacionar todos esses dados durante uma venda e realizar o controle do estabelecimento comercial.

 

Integrar a plataforma ao EPR

 

A integração entre a plataforma que desenvolverá seu e-commerce com o seu software de ERP é muito importante. É preciso que os dados sejam sincronizados de forma correta e rápida, pois isso garantirá o sucesso completo de suas vendas online.

 

Por isso, é importante escolher com cautela a plataforma e o software.

 

Oferecimento obrigatório de serviços

 

Os serviços bem prestados são o que garantem a melhor experiência do cliente em uma loja. Mas quais serviços são essenciais para oferecer?

 

Pick-up Store

 

Também pode ser chamado de Click &Collect. Fornece para o cliente a possibilidade de escolher e comprar o produto de forma online e apenas retirar na loja.

 

O Pick-up Store garante ao cliente chegar na loja e encontrar o pedido separado e faturado. Cumprir sempre essa garantia aumenta a credibilidade da sua loja e melhora a experiência do cliente.

 

Inventário Completo

 

Oferecer para os clientes um inventário online de sua loja é muito importante. Esse serviço aumenta a visão do cliente em relação aos produtos, que às vezes não foram vistos dentro da loja.

 

Inventário Único

 

Para possuir um inventário completo é preciso que ele seja único. Assim, você não corre o risco de vender um produto esgotado ou que saiu do estoque, desde que esse inventário esteja sempre atualizado.

                              

 

 

Dicas para melhorar o desempenho da sua loja

 

Não basta criar um e-commerce e deixá-lo trabalhando sozinho. É preciso monitorar e utilizar estratégias para obter sucesso em suas vendas. Veja algumas dicas:

 

  1. Monitorar as vendas

 

Acompanhar suas receitas é muito importante. Assim, você pode ver onde tem faturado mais, quais produtos tem maior saída e onde devem ser aplicados mais investimentos.

 

  1. Analisar visitantes e compradores

 

Analisar a origem dos visitantes é uma forma de ver os resultados do marketing. Dessa forma, será possível identificar quais melhorias podem ser feitas. Saber quantos desses visitantes se tornaram clientes é outra forma de observar os resultados e o sucesso da loja.

 

  1. Taxa de abandono de carrinho

 

Muitos clientes iniciam o processo de compra, mas abandonam o carrinho no meio do caminho. Acompanhar em que momento o abandono ocorre permite identificar o problema.  A desistência pode ser devido à forma de pagamento, de envio ou taxas atribuídas. Invista em solucionar estes problemas.

               

Principais vantagens de integrar o e-commerce e loja física

 

Existem diversas vantagens ao integrar sua loja física ao e-commerce. Se você ainda possui dúvidas, confira algumas delas abaixo:

 

Satisfação do cliente

 

A experiência do cliente é o mais importante. Dentre alguns aspectos particulares da experiência de compra do cliente, podemos citar a opção de escolher o produto com calma, analisando suas características, cores e tamanhos em relação a outros.

 

Além disso, avaliar as formas de pagamento sem ser dentro de uma loja lotada e com poucos vendedores para tirar as dúvidas. Com certeza, esses aspectos fazem muita diferença na experiência e satisfação do cliente.

 

Estoque centralizado

 

Ter um estoque unificado e integrado faz com que o trabalho da equipe de funcionários seja mais ágil.

 

O estoque centralizado permite que funcionários possam sempre verificar disponibilidade e características de um produto quando um cliente questionar. Além disso, existe a possibilidade de gerar relatórios integrados para e-commerce e loja física, um processo levaria horas quando feito manualmente.

 

Aumento da receita

 

O e-commerce tem o poder de alcançar mais pessoas, isso porque sua loja pode ser acessada mesmo quando está fechada fisicamente. Um cliente pode passar em frente sua loja fora do horário comercial, se interessar por um produto, mas estando fechada, ele não compra.

 

Com a loja virtual, os clientes podem visitar e comprar a qualquer momento, o que consequentemente aumenta o alcance e a receita da empresa.

 

 

 

 

 

Comprar e receber em casa

 

Alguns clientes não possuem disponibilidade para ir até uma loja, analisar todos os produtos e comprar. Com o e-commerce, é possível comprar e receber sem sair de casa.Por isso, fazer parte de buscas de lojas virtuais expande seu público e suas vendas.

 

Mercado competitivo

 

Não há dúvidas de que a maioria das lojas já estão se adaptando ao e-commerce. Se você deseja manter sua loja no mercado é preciso acompanhar essa adaptação ou irá perder seus clientes para concorrentes.

 

Isso porque o mercado é muito competitivo e se você não fizer alguém irá fazer.

 

Não perca tempo, crie seu e-commerce e faça os investimentos necessários para garantir suas vendas.

 

 

 

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