Negociar faz parte do dia a dia das pessoas, todo mundo deseja buscar um pouquinho de vantagem sobre o outro, é o famoso jeitinho brasileiro, afinal, não há nada de errado em buscar por melhores condições que te agradem, o que faz com que as pessoas busquem cada vez mais negociações para que ambas partes saiam satisfeitas com o fechamento do negócio.
Para a maioria das pessoas uma negociação é como um cabo de guerra, onde todos estão sempre buscando seu benefício mesmo que isso gere um grande problema para o outro, nem todos sabem, mas uma negociação não precisa ser desse modo, há sempre uma forma de ambos conseguirem o que desejam, sem ferir ou lesar a outra parte.
Principalmente se levarmos em conta o fato de que as negociações podem se dar entre pessoas físicas, mas também para os jurídicos, o que eleva muito os cuidados e precauções deixando a negociação em outro patamar, seja um simples contrato em que um negócio vai prestar serviço entrando para o catálogo de fornecedores, ou até mesmo com um processo muito mais trabalhoso e elaborado como a compra, venda ou cisão de empresas.
No mundo real, todos querem sair beneficiados, não importa o que aconteça, o foco é sair por cima, não importando as circunstâncias, e com isso, fica claro que as empresas buscam por seus benefícios o máximo possível, ser lesado em uma negociação entre pessoas é algo ruim, porém, o mesmo cenário com um contrato firmado entre dois negócios, é elevado à enésima potência, podendo significar a perda de seu lucro, serviço ou até mesmo o fechamento das portas levando um negócio a uma situação irreversível.
O processo para facilitar as suas negociações de B2B é sempre o mesmo, só tenha em mente, que o momento de fechar negócio com empresas geralmente leva tempo, em que advogados de ambas as partes vão representar os seus clientes e interesses, este processo pode levar muito tempo, mas isso só atesta a qualidade das negociações.
Sabendo que a pressa é inimiga da perfeição, o caminho de negociação se torna mais simples e necessário. Entendemos as necessidades de um negócio, em que muitas vezes o fechamento de contrato pode significar ótimos ganhos, por isso separamos as melhores dicas e estratégias que farão o tempo de negociação ficar muito mais curto e te deixar muito mais próximo de seu objetivo.
Esteja preparado
Esta dica e estratégia pode parecer boba, principalmente se levarmos em conta que um profissional está sempre em busca de melhorias e se preparando para as oportunidades, mas isso não significa que está livre de contravenções e adversidades.
Abordar um negócio sem estar preparado é um grande erro, e em pouco tempo vai gerar muitos problemas, pois pode deixar uma grande chance ir por água abaixo.
Além de passar a imagem de que você não é profissional. Durante uma abordagem de uma negociação, você deve saber tudo o que busca, quais são os seus limites e acima de tudo estar preparado para o pior.
O seu preparo deve ser completamente planejado, saiba o que quer, o que está propondo, para quem está propondo, tenha um plano a ser seguido, e pense até mesmo nas objeções e contrapropostas que podem ser impostas a você.
Siga todo o seu planejamento, mas tenha consigo também a habilidade necessária para improvisar, não existe alguém que se prepare 100% para algo, principalmente durante o decorrer de uma negociação há diversas variáveis que podem ocorrer.
Ganhe experiência
Vender, fechar negócios e estabelecer relações entre empresas não é um dom ou habilidade que as pessoas possuem ou não.
Na verdade estão muito mais para estratégias que podem ser desenvolvidas e lapidadas com o tempo e experiência.
Ninguém nasce sabendo ou então consegue fechar negócios de primeira sem estudo e dedicação, na verdade isso exige bastante prática e experiência, e isso só é adquirido com investimento, estudo e negociações.
Desenvolver a casca de um bom negociador é demorado, mas ainda assim é bom saber como encurtar este processo, fazendo o uso de métodos de estudos e se expondo a diversos conhecimentos como por exemplo: livros de estratégias, persuasão, storytelling, negociações, ou então com workshops, cursos intensivos, podcasts e muito outros conteúdos voltados para vendas e negócios.
Saiba escutar
Um erro muito comum de todos os negociadores é justamente acreditarem que devem falar e expor muito mais, quando na realidade, o que faz com que seja efetivo é justamente o contrário.
Fechar um negócio é muito mais sobre escutar e entender do que apresentar o seu produto ou serviço.
Durante uma venda ou algo do gênero é necessário escutar, pois, com a conversa a outra parte que está negociando muito provavelmente vai transparecer para você tudo o que precisa saber para fechar, basta que você consiga identificar, e saber como guiá-los para que ele perceba que você possui a solução.