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Chatbots para Pequenas e Médias Empresas

Chatbots para Pequenas e Médias Empresas

O Chatbot pode ser considerado como um dos maiores avanços da tecnologia dos últimos anos. É uma ferramenta que vem mudando de uma forma bastante produtiva a vida das empresas, tudo isso devido à comunicação e também ao tempo de resposta instantâneos que os clientes recebem através do chat.

Se o assunto ainda é um mistério para você, não se preocupe, pois, iremos te explicar em detalhes. Neste artigo iremos explicar sobre como surgiu, o que é Chatbot, como tem sido utilizado em pequenas e médias empresas, quais são as principais atribuições e vantagens, além de como criar um robô de vendas e atendimento.

O que é Chatbot?

O Chatbot é um programa de computador que visa usar a Inteligência Artificial, sendo aperfeiçoada para vários aplicativos de e-commerce e redes sociais, como já acontece há algum tempo no Facebook.

Funciona como uma espécie de assistente que se comunica com pessoas através de mensagens de texto. Muitas vezes quando você está na Internet, acontece de ser abordado por um Chatbot.

Um dos principais exemplos é quando você visita o site de uma loja e surge um assistente virtual no canto da tela que se coloca à disposição para tirar dúvidas sobre os produtos da loja.

Os principais tipos de Chatbot

Os chatbots podem ser classificados em dois tipos: Eles são baseados em regras e também em Inteligência Artificial. O Chatbot avançado é chamado de Smart e a classificação depende de como os robôs foram programados.

Chatbots baseados na Inteligência artificial

É um chatbot um pouco diferente e bem mais complexo. Esse tipo de robô de atendimento se baseia na inteligência artificial quando se comunica com os usuários.

O Software basicamente registra todas as palavras que são escritas por usuários, levando em conta o processamento anterior. Ao invés de dar respostas programadas, o bot responde com sugestões que tentam se adequar ao assunto, mesmo que a pergunta não tenha sido programada.

Chatbots pensados em regras

A lógica do funcionamento deste tipo de bot é bastante simples, por isso este tipo de robô pode ser definido como um chatbot simples. A medida com que o usuário vai escrevendo sua mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que esse usuário quer dizer com as palavras pré definidas no software.

Tudo funciona como um FAQ já programado, uma seção de perguntas e respostas pode ser acionada conforme o termo que o usuário digitar. Cada um desses comandos é pensado e colocado em lugares diferentes pelo desenvolvedor, usando expressões regulares ou outras formas de análises.

Se pensarmos exclusivamente nesse tipo de robô, a mensagem não pode ter nenhuma palavra-chave não programada, pois o bot não consegue entendê-la. A resposta mais clássica nestes casos é a de “desculpe” ou que a mensagem não foi entendida.

Como funcionam os chatbots?

Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, sendo que as empresas estão buscando investir em operações diárias e uma comunicação mais precisa com os seus clientes.

Mas, como os chatbots podem ajudar as empresas? Uma das principais funções do chatbot tem sido reunir e entender o que as pessoas buscam em um atendimento ou suporte.

Chatbots oferecem novas possibilidades de relacionamento

Os chatbots ampliam a comunicação com o público. Várias ferramentas já fazem isso, desde o topo do funil de vendas até o fechamento de uma venda.

Os robôs de atendimento possibilitam uma comunicação mais personalizada e baseada no histórico de interações que são feitas por usuários através de uma uma comunicação mais personalizada e com o histórico de relações com os usuários, como vemos no WhatsApp por exemplo.

Melhor relacionamento com os leads e clientes

O chatbot faz perguntas típicas aos visitantes e oferece respostas prontas. Cada resposta é um ramo no qual uma nova pergunta, solicitação de contato ou transferência para um operador pode ser alinhada posteriormente, criando um relacionamento com o prospect antes de começar um atendimento mais personalizado com um vendedor treinado.

A resposta à pergunta ocorre instantaneamente e o alinhamento com o seu modelo de negócios deve ser programado de acordo com o seu nicho, para que os visitantes possam obter rapidamente as informações necessárias ou deixar seus contatos em seu site.

Saiba compartilhar informações com a sua equipe

Da mesma forma que você usa o chatbot, isso também pode ser feito para aumentar aos poucos o seu nível de audiência. Além disso, estes softwares também são usados na comunicação interna das empresas.

Você consegue compartilhar todas as informações entre as equipes e sempre de uma maneira bem ágil, o que facilita todas as tarefas dentro da gestão empresarial. No final das contas, nós estamos falando sobre uma ferramenta que é produtiva e que também trará benefícios dentro de sua própria empresa.

Os chatbots economizam tempo e dinheiro, atraem novos clientes de uma forma única, geram um fluxo de solicitações e aumentam os lucros, iniciam o processo de envio de materiais promocionais, substituem grande parte do serviço de suporte, formam automaticamente funis de vendas e muito mais!

E você, está pronto para começar a revolucionar sua empresa com um robô de vendas e atendimento?

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