CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Certificado Digital Gratuito para emitir nota fiscal (NF-e)

Certificado Digital Gratuito para emitir nota fiscal (NF-e)

certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma espécie de identidade virtual, tanto para pessoa física quanto jurídica. O principal objetivo desse arquivo é garantir a autenticidade e segurança nas transações pela internet.

 

Esse certificado é indicado para empresas que precisam emitir nota fiscal com segurança, uma vez que permite transações eletrônica livres de fraudes e evita processos burocráticos muito longos.

Para ter acesso ao certificado para emissão de NF-e, e-CNPJ ou e-CPF, é necessário se atentar e seguir alguns procedimentos.

Então, neste post, você vai conferir mais informações sobre o documento, como: os tipos de certificado digital, se é possível adquirir um certificado digital gratuito e muito mais.

Não deixe de ler!

Certificado digital gratuito vhsys

Se você precisa emitir Notas Fiscais eletrônica, então você precisa de um certificado digital. Hoje, é possível encontrar muitas opções no mercado para certificado digital, mas pouco oferecem um sistema simples e prático de ser utilizado.

Por isso, o vhsys oferece, dentro do sistema, um Emissor de Nota Fiscal com Certificado Digital nfe A1 Gratuito.

Além disso, o sistema é totalmente integrado à todas as áreas da sua empresa, garantindo uma gestão completa de vendas, estoque e financeiro.

Você facilita a emissão de notas fiscais eletrônica e ainda economiza, em média, R$215,00 (preço atual de certificado digital A1).

Ainda não está muito familiarizado com o Certificado Digital nfe? Vamos te explicar então.

O que é certificado digital?

O certificado digital nfe funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, garantindo autenticidade das informações e com validade jurídica.

O procedimento permite a identificação e confidencialidade da empresa em transações eletrônicas assinada virtualmente, evitando possíveis fraudes. Isso também garante maior agilidade nos processos, uma vez que não existe a necessidade de estar presente no local.

Existem alguns tipos de certificado digital nfe e cada um tem um papel diferente. Conheça eles a seguir:.

Certificado Digital NFe, e-CNPJ e e-CPF

O Certificado Digital nfe, como você já viu, serve tanto para pessoa física quanto jurídicas, mas é importante saber que o documento não é o mesmo para todos. Veja abaixo a diferença de cada um:

Certificado Digital para Pessoa Física e-CPF

O e-CPF é a identidade da pessoa física no ambiente eletrônico, uma versão digital do CPF. Pode ser utilizado na assinatura de documentos digitais e comunicação com a Receita Federal do Brasil. Tudo com validade jurídica.

Certificado Digital para Empresas e-CNPJ

O e-CNPJ é uma versão digital do CNPJ para que empresas possam autenticar de forma legal documentos e transações em sistemas privados e/ou públicos.

Essa versão é vinculado diretamente com a Receita Federal, permitindo a assinatura de documentos que representem a empresa, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Assim, como as demais certificações digitais, este modelo também tem validade jurídica.

Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal NF-e

Esse certificado digital para emissão de nota fiscal possui várias opções de modelos e todos se enquadram nas diferentes necessidades das empresas.

Certificado Digital NF-e pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha.

Certificado digital tipo A3 e A1

Para a emissão de NF-e e e-CNPJ, existem dois modelos segmentados:

Certificado Digital tipo A1: Formato de dispositivo móvel, não necessita de token ou smart card. Por isso, pode ser instalados no computador principal e também nos auxiliares.

Certificado Digital tipo A3: Armazenado em um token ou smartcard. Para que mais de um computador esteja liberado para utilizar, é preciso informar uma senha específica.

Para quem é indicado o certificado digital?

Atualmente, o uso do certificado digital é obrigatório para todas as empresas que precisam emitir nota fiscal (NF-e), de acordo com o Ajuste SINIEF 12/16.

A certificação digital também é exigida pela Receita Federal para todas as empresas inscritas no Lucro Real e Lucro Presumido, uma vez que grande parte das declarações feitas de forma mensal ou anual devem ser feitas por meio do certificado digital.

Outro exemplo da obrigatoriedade do uso do certificado digital é a exigência para empresas inscritas no Simples Nacional que possuem mais de três funcionários.

Sendo assim, a empresa poderá confirmar autenticidade na entrega de documentos e declarações feitas eletronicamente.

Passo a passo de como assinar documento com Certificado Digital

Para assinar documento digitalmente, é preciso possuir um certificado digital garantir que o Adobe Acrobat Reader DC está instalado em seu computador.

Você pode usar tanto o certificado tipo A1 quanto o A3 para assinar documentos digitalmente.

Veja no passo a passo abaixo como é simples assinar digitalmente utilizando o certificado digital.

Passo 1 – Abra o documento utilizando o Adobe Acrobat Reader DC e localize a opção “Ferramentas”

Passo 2 – Clique na opção “Certificados”

Passo 3 – Na parte superior, clique em “Assinar Digitalmente”

Passo 4 – Com o mouse, clique e arraste em cima da área que receberá a assinatura digital

Passo 5 – Selecione o Tipo de Certificado Digital que será utilizado para a assinatura e clique em “Continuar”


Atenção! Não marque a opção “Bloquear o documento depois de assinar”. Lembre-se que a Contrata também precisará assinar.

Passo 6 – Selecione a pasta em seu computador para armazenar o documento assinado digitalmente e clique em “Salvar”


Nos casos em que o Certificado Digital utilizado para a assinatura for o tipo A3, será solicitado uma Senha de Segurança. Para abrir o documento, basta digitar a senha e pronto.

Para a validação da assinatura digital no documento, repare no campo superior esquerdo se há uma mensagem de “Assinado e todas as Assinaturas são válidas”

Conheça alguns dos benefícios do Certificado Digital para sua empresa:

E aí, já está preparado para começar a emitir suas Notas Fiscais Eletrônica com segurança?

Até o próximo artigo!

 

fonte: https://blog.vhsys.com.br/certificado-digital-gratuito-para-emitir-nota-fiscal/
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Dirceu S SouzaEntrou no jogo


Me siga