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Como solicitar um certificado digital

Como solicitar um certificado digital

Se adaptar ao mundo virtual é uma realidade obrigatória dentro do cotidiano de qualquer empresa ou pessoa física no mercado atual, estamos cada vez mais inseridos no online, fazendo parte de um enorme circuito impresso, repleto de conexões e tecnologias ao nosso redor. 

 

É claro que a tecnologia traz muitos benefícios em nosso cotidiano, com muito mais praticidade e eficiência no dia a dia, e entre as milhares de vantagens, temos justamente o certificado digital. Esse é um documento eletrônico que permite que pessoas tanto físicas quanto jurídicas se identifiquem dentro da internet, e assinar documentos digitalmente, representando uma identidade virtual da empresa ou da pessoa. 

 

Todos os documentos assinados pelo certificado digital, possuem validade jurídica perante a órgãos públicos, dessa forma, assinar esses documentos remotamente é tão seguro quanto uma assinatura presencial, com a vantagem clara de dispensar toda aquela papelada, e pular as etapas mais burocráticas como o reconhecimento de firma. 

 

Agora que você já conhece mais sobre o certificado digital, está provavelmente interessado em ter o seu próprio em mãos, certo? Pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas que vão te ajudar a saber como solicitar um certificado digital, bora conferir? Vamos lá!

 

Primeiro passo: Escolha o modelo desejado

 

Para começar a solicitação do seu certificado digital, o primeiro passo é selecionar o modelo desejado, existem dois tipos, o A1 e o A3. Ambos são bem diferentes principalmente nos benefícios que apresentam. 

 

O A1 te dá direito a uma certificação válida por 12 meses, e com a instalação em apenas um ambiente de trabalho, sendo um único computador responsável pelo certificado, já o A3 possui uma validade de 36 meses e ainda conta com suas chaves de certificação geradas em mídias criptografadas, podendo ser entregue em dispositivos móveis, tokens ou pendrives. 

 

Segundo passo: Faça o cadastramento e agendamento

 

Após selecionar qual o modelo de acordo com suas necessidades, o segundo passo é dar início ao seu cadastramento, para isso é preciso escolher um sistema de certificação digital de uma Autoridade certificadora, após escolher sua plataforma, comece a preencher todos os dados. 

 

É importante que todas as informações estejam corretas, assim assim como solicitar um Laudo Avcb, tudo precisa ser verídico e corresponder à verdade, após o cadastro feito, é necessário realizar um agendamento com a plataforma responsável, a avaliação será feita de forma presencial, veja a melhor data disponível. 

 

Terceiro passo: Providencie a documentação necessária

 

Tanto para realizar o cadastramento quanto o agendamento, é preciso providenciar toda a documentação necessária, entre os principais podemos destacar a documentação de constituição da empresa; alterações contratuais caso haja; documentos de estabelecimento e eleição da diretoria atual e cartão do CNPJ. 

 

Também é possível que existam alguns documentos específicos de acordo com sua empresa, faça uma consulta no site do Serasa para coletar a lista completa do que é necessário, ainda vale ressaltar que o certificado digital possui uma taxa, variando de acordo com a plataforma, essa precisa ser paga após o cadastramento. 

 

Quarto passo: Instale o sistema

 

O quarto passo após comparecer presencialmente para aprovar seu certificado digital, é a instalação do sistema, ou no formato A1 ou no A3 dependendo da sua escolha, por se tratar de algo único e de alta segurança, é preciso realizar a instalação com cuidado e de forma minuciosa. 

 

Depois de instalado, basta conferir se está tudo certo e se o certificado está válido para o seu uso, não se preocupe, não é preciso comprar um grupo gerador de energia para manter seu computador sempre ligado, o sistema assim que instalado, fica ativo e funcional durante toda a data de validade do contrato. 

 

Quinto passo: Fique de olho na renovação do seu certificado

 

Pronto! Dessa forma, seu certificado já está instalado e pronto para ser usado, agora é só se atentar com a data de validade de acordo com a opção escolhida, e realizar a renovação daqui a algum tempo, voltando no site e preenchendo os dados e informações necessárias. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, o que achou sobre o conteúdo de hoje, até a próxima!

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