A importância da responsabilidade ambiental e do desenvolvimento sustentável, nos processos de fabricação e transporte de matérias-primas e produtos do agronegócio trouxe mudanças não só nos processos produtivos, mas também nas atividades de marketing. Segundo Pesquisa Nacional de Opinião realizada em 2012 pelo Ministério do Meio Ambiente, 69% dos entrevistados apresentaram conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e sua relação com os recursos naturais, principalmente os relacionados diretamente com o agronegócio. Isso reforça a necessidade de utilizar o marketing verde, ou ecomarketing, para divulgação dos produtos agroindustriais.
Para Terence Shimp, em seu livro “Propaganda e Promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing”, o marketing verde é determinado por: “ações referentes às respostas quanto as preocupações ambientais ao lançar produtos orientados para a conservação do meio ambiente, estabelecendo programas de comunicação e marketing para a promoção desses produtos.”
Tradicionalmente, o agronegócio é um dos segmentos que menos investem em ações de marketing e valorização dos produtos, quando comparado à indústria, ao comércio e aos serviços.
O maior desafio do segmento é, portanto, melhorar a percepção do consumidor sobre a importância do agronegócio na sociedade e sua relação, muito próxima, com as práticas ambientais e sociais durante toda a cadeia produtiva.
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