Anos de história na tentativa de transformar a cachaça em um produto genuinamente brasileiro. Hoje o país já possui milhares de alambiques, caracterizado pela manutenção de produções artesanais, em alambiques familiares, o que levou o país a ter uma enorme quantidade de marcas.
Como resultado de tanta história, a cachaça nunca deixou de ser consumida, inclusive está presente na bebida mais famosa do país, que é a caipirinha. Produto que passou a ser um símbolo do país no exterior.
Diversas ações são realizadas pelas entidades brasileiras no sentido de valorizar a cachaça e difundir a cultura consciente de seu consumo. Uma dessas vem do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), que junto ao SENAC desenvolveu duas ações para promoção do consumo da cachaça e da caipirinha:
- Curso de Formação de Sommelier: Cachaças
- Carta de caipirinha e de cachaça, para ser introduzido no setor hoteleiro, bares e restaurantes
Outro fator importante são as certificações da cachaça brasileira, que podem estimular de maneira significativa a venda do produto, por transmitir sinais positivos quanto à sustentabilidade, segurança alimentar, proteção ao meio ambiente e responsabilidade social.
Saiba mais sobre o Potencial da Cachaça no Brasileira acessando o Boletim completo aqui:
http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/09/2014_02_04_BO_Agron._Cachaca_pdf.pdf