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Abrir uma clínica odontológica vale a pena?

Abrir uma clínica odontológica vale a pena?

O cuidado com os dentes é um cuidado que todos nós precisamos ter, cedo ou tarde. Essa necessidade que as pessoas têm, fazem as clínicas odontológicas se tornarem locais de grande importância, sendo responsáveis por oferecer diversos serviços e orientações sobre a saúde da boca.

Pensando nisso, diversos profissionais do ramo da odontologia criam o desejo de ter sua própria clinica. Apesar de não ser uma tarefa tão fácil, porque não é apenas ter a formação e comprar os aparelhos necessários para fazer o atendimento aos clientes. Além disso, é preciso ter o conhecimento de outras etapas para que o funcionamento de sua clínica seja da maneira correta e não ocorram problemas futuros.

Abrir uma clinica é um bom negócio em odontologia?

Como em todas as profissões, com o dentista recém-formado não é diferente. As dificuldades de entrar no mercado de trabalho são muitas, grande parte das vezes necessitando enfrentar condições desfavoráveis.

Uma forma de contornar essas dificuldades pode ser investindo em um negócio próprio do seu ramo, pelo motivo dos ganhos estarem atrelados aos serviços prestados dentro da clínica e não apenas ao atendimento individual. Além de construir seu nome dentro do mercado, ganhando força e se tornando referência naquilo que faz.

Um bom planejamento tem um peso importante em seu negócio

Fazer um bom planejamento é a forma mais inteligente que você deve fazer para ter uma clínica de sucesso. Porque sem planejamento, seu empreendimento pode entrar em ruínas antes mesmo de extrair o primeiro dente dentro da clínica nova. Com isso, é de suma importância montar um plano de ação a fim de escolher quais as ações necessárias para um ótimo funcionamento de seu negócio.

Observando que o setor da saúde carece de uma evolução e proximidade de seu público. À necessidade na odontologia, em atuar como uma consultora de saúde, devido uma população muito bem informada e ligada a todos os assuntos. Diferente de antes, onde as pessoas não se importavam em buscar profissionais com quem não tinham muita afinidade, nos dias de hoje esse público quer detalhes sobre os procedimentos disponíveis, leem e ficam a par de sua própria saúde.

Portanto, para andar junto ao mercado que está tão exigente, a clínica odontológica deve garantir um bom planejamento. Atuando de forma administrativa, possuindo indicadores próprios, sistemas de qualidade e controle, contando também com uma ótima gestão financeira.

Serviços oferecidos por um negócio em odontologia

Uma excelente forma de atrair seus clientes e se tornar referencia dentro de seu mercado é oferecer serviços de qualidade e diferenciados. Para isso, o profissional deve trabalhar atuando em diferentes segmentos. Garantindo assim uma enorme vantagem e diferenciação em meio aos seus concorrentes.

Então, desde já é bom ir pensando quais irão ser estes serviços prestados em sua clínica. E mesmo que nem todos sejam oferecidos é de grande importância conversar com os clientes, os informando sobre. E acima de tudo, sempre buscando se especializar em cada área desejada.

Com uma infinidade de serviços disponíveis a sua escolha, estão: restaurações, extrações de dente, limpezas de dente, clareamento dental, dentaduras e próteses, cirurgias, aparelhos dentários para a correção dos dentes ou ajustes da mordida, botox, bichectomia, entre outras diversas possibilidades.

A burocracia por trás da abertura de uma clínica odontológica

Imagine quantos profissionais desqualificados e empresas descomprometidas existiriam se não houvesse a burocracia e a devida formalização. Portanto, o trâmite burocrático legal é necessário.

O diploma e o registro CRO são os primeiros requisitos que um profissional ter para possuir uma clínica própria. É necessário também fazer o registro na prefeitura do local de atuação. Envolvendo o envio de documentos pessoais, IPTU do imóvel, e outros pagamentos de taxas. Após o envio, a prefeitura irá analisar a viabilidade do local, analisando se esta tudo de acordo com as leis municipais de zoneamento.

Além de solicitar o alvará da Vigilância Sanitária do município e do Corpo de Bombeiros, fazendo o cadastro junto ao CNES. Não esquecendo as obrigações legais com o INSS.

A abertura de um CNPJ junto à Receita Federal e a elaboração de um contrato social ou requerimento de empresário, registro em cartórios ou na Junta Comercial são necessários para registrar uma empresa.

Abrir uma clínica odontológica hoje é muito caro?

O grande desafio de abrir um negócio está em possuir um capital necessário para tal investimento. Pelo fato de exigir a compra de muitos aparelhos específicos, infra-estrutura e legalização e os materiais para uso dos procedimentos. Abrir uma clínica hoje em dia carece de valores que para alguns podem ser altos.

Para começar um negócio deste tipo é necessário possuir em torno de R$80.000,00. Lembrando que os bancos ajudam muito os empréstimos destinados a abertura de empresas. Contudo, esse valor não é exato, os custos podem ser variados dependendo do tamanho do imóvel, por isso antes de tudo, coloque tudo na ponta da caneta para ficar ciente de todos os gastos necessários.

Então, agora que já descobriu a forma de abrir uma clinica odontológica, você já está preparado para abrir seu próprio negócio e oferecer serviços em odontologia. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te responder com todo o prazer.

Vinicius Calazans

Vinicius Calazans

Boas respostas
Estratégias e planejamento para mídias digitais.

Especialista em campanhas publicitárias e criação de conteúdo para redes sociais, marketing de conteúdo, especialista em otimização de busca para o Google e outros buscadores.

Estratégias para aumentar posicionamento de websites para a primeira página do Google.

Desenvolvimento de campanhas publicitárias no Facebook, Google, Instagram, Twitter, Pinterest e Youtube.
Campanha orgânica, links patrocinados e e-mail marketing.

SEO, Google ADS.

Controle de posicionamento da marca com base nos 4P's do marketing, suporte e criação de conteúdo para vídeos.

Elaboração de relatórios de análise para mídias digitais com controle e planos de ação de acordo com as oscilações do público da marca.

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