Nas últimas décadas tornou-se mais evidente o fenômeno da cadeia produtiva do comércio de roupas chamado bubble up, a influência do street style ou “estilo de rua” rua nas criações das grandes marcas.
A moda, como sinônimo de luxo, sempre seguiu um fluxo de cima para baixo. As tendências eram criadas pelas grandes maisons de alta costura e depois eram copiadas exautivamente em qualidade inferior até atingir a população com menor renda, massificando as tendências até o desgaste.
A partir da popularização das lojas de departamento e do conceito do “faça você mesmo”, do movimento punk do anos 70, a rua passou ser fonte de inspiração para muitos estilistas. Ganhando ainda mais força na atualidade com as mídias sociais.
Existem vários sites e blogs específicos para retratar o estilo que está sendo usado nas ruas. Um blog internacional de referência é o The Sartorialist. Mas por que essa prática desperta curiosidade? Porque você terá conhecimento com antecedência do que será realmente usado, não do que é imposto pela indústria.
Empreendedor, se você tiver interesse de sair na frente em suas compras, não observe outras vitrines e sim a própria moda urbana. Também é interessante acompanhar redes sociais, Instagram e Snapchat, de diferentes tribos jovens e fashionistas.
O fenômeno inverte o ciclo tradicional da moda, traduzindo desejos de consumo e comportamento, em tendências que serão produzidas e absorvidas pelo mercado posteriormente. Seja inovador nos produtos de sua loja, aumente o interesse do consumidor por suas peças e também suas vendas.
Fotos: Visual Hunt
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