Para não ter surpresas desagradáveis ao iniciar seu negócio próprio ou ao começar a empreender, mesmo que em casa, alguns passos são essenciais.
Acompanhe algumas orientações do Sebrae para o segmento de moda:
- Defina o público-alvo: o segmento de moda oferece diversas possibilidades de atuação, com opções de confecção de roupas para homens, mulheres e crianças. Ter em mente quem é o público-alvo é primordial para planejar o restante do negócio. Entender o padrão de gastos pessoais dos potenciais compradores, os hábitos de consumo e a renda auxiliará nesse processo. Além disso, a área escolhida deve estar alinhada a criatividade e habilidades técnicas.
- Conheça o setor: uma pesquisa simples e objetiva deve ser realizada para entender a concorrência. Saber a estratégia utilizada em negócios similares, bem como os pontos fortes e fracos, pode minimizar os erros. Analisar as opções de fornecedores também é necessário. A escolha dos tecidos será essencial para construir a qualidade do produto e a média dos valores.
- Tenha um plano de negócios: colocar no papel o planejamento para o ateliê será fundamental para compreender a viabilidade do empreendimento. O plano organizará as ideias para o novo negócio e facilitará a comunicação com parceiros e fornecedores, além de ser uma ferramenta para captação de recursos. Essa estratégia mostrará onde o negócio está e aonde poderá chegar.
- Calcule o investimento inicial: veja o que será preciso para colocar em prática a ideia de montar um ateliê. Calcule os custos da compra de tecidos, máquinas, mobiliários e equipamentos de apoio, como computador e telefone.
- Encontre um lugar: a localização do ateliê de costura deve ser alinhada com o perfil da clientela. Estar em bairros populosos e próximos a condomínios é uma estratégia recomendada. É preciso chegar ao equilíbrio entre local, potencial, concorrência e custos.
- Estude parceiros: a atividade do ateliê de roupas envolve modelagem, corte, costura e, também, serviços complementares, como atendimento ao cliente e administração. Compreenda se o negócio precisará de sócios ou parceiros. Para isso, considere qual é a proposta do empreendimento e o porte idealizado.
- Formalize o negócio: legalizar o ateliê é imprescindível se há o desejo de expandir. Encontre o melhor regime tributário de acordo com a proposta do empreendimento e verifique as exigências legais e específicas da atividade.
- Registre a marca: essa providência é uma opção para os que desejam exclusividade de nome e logo criados. É preciso analisar se há necessidade de realizar esse investimento e quais resultados esperados com essa decisão. O registro não está associado à formalização do negócio e vice-versa.
- Esteja atento às novidades: o mercado de moda está em constante transformação. É preciso acompanhar as novidades do ramo e investir em aprendizagem para ficar por dentro das tendências e do ritmo da clientela.
Confira mais matérias como essa na seção de “Moda” aqui no Sebrae Mercados.
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