É bem verdade que houveram empreendedores que precisaram fechar suas empresas neste período de pandemia. Mas apostar em seu próprio negócio ainda é o sonho de muitos e, certamente, você pode inserir um piso industrial para que este caminho seja de poucos percalços.
Como cita Eliezer Sales Ramos, gestor de negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), “É preciso rever o seu modelo de negócio e se adequar à nova realidade, a qual exige novidades em produtos e serviços, na experiência de compra, na qualidade das entregas. A primeira coisa será realizar um diagnóstico de como está a sua empresa, finanças e vendas, principalmente. Identificar o que está atrapalhando e o que pode mudar e criar ações práticas para obter resultados rápidos. Precisa estar atualizado, fique atento às mudanças que estão acontecendo no mercado e na concorrência, para criar ações efetivas e eficazes. Mostre para seus clientes a sua preocupação com a higienização e como esse processo é realizado na sua empresa”.
Por isso, listamos 4 passos para que isso ocorra!
Busque uma área que tenha afinidade
Qual sua paixão? Aquilo que você faz com vontade, mesmo em períodos ou dias que está de folga? Saiba que dá para empreender em áreas tão distintas quanto purgador a vapor e criação de conteúdo para web.
Avalie suas opções, estude as possibilidades e probabilidades. Imagine o quão prazeroso será investir naquilo que ama?
Precisará de mais instrução?
Há empreendedores que não têm qualquer tipo de formação universitária, correto? Sim. Mas não é por isso que deixaram para trás os estudos. Para ser fabricante de estruturas metálicas precisará entender bastante dos materiais necessários para a feitura do produto, quem são seus concorrentes, para quem vender e etc.
É um processo que demanda tempo e, às vezes, investimento em cursos práticos, ebooks ou, quem sabe, vídeo aulas.
Tenha um bom planejamento
Pensou em qual nicho empreenderá? Então, antes de tirá-lo do papel, faça um planejamento detalhado.
Saiba quanto tem disponível em caixa no caso de emergência, qual é seu público alvo (com termos como idade, sexo, classe social e etc), quais as tendências do setor e seus principais concorrentes, seja no setor das vendas físicas ou online.
São informações que, num primeiro instante, podem parecer desnecessárias, mas fará a diferença para conquistar a excelência ou a decadência como empreendedor.
Seja um vendedor de ideias
O diálogo (seja on ou offline) é papel fundamental para você. Como empreendedor, precisará convencer as pessoas a confiarem e, consequentemente, adquirir seu produto.
Liste o que faz seu produto ser único e, além disso, tenha de cor e salteado, como fará para sanar as necessidades do comprador, diante de um mercado tão vasto.
Estes quatro apontamentos, se feitos corretamente, te colocará num patamar acima dos demais e dará à sua marca, visibilidade em curto ou médio prazo.
Portanto, insira estes ensinamentos e boa sorte. Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.