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Como crescer em um mercado competitivo?

Como crescer em um mercado competitivo?

A boa notícia é: a cultura empreendedora é cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. Com isso, novos negócios surgem todos os dias e os mercados, em geral, tornam-se mais competitivos.
 
Em alguns, a presença de fortes e tradicionais concorrentes é um grande desafio a ser superado para quem deseja ser referência no ramo.

Por isso, saiba como é possível crescer e fechar negócios mesmo em mercados bastante concorridos, neste post. É só continuar a leitura!

Primeiro passo: entendendo o mercado!

Tal como em qualquer outro contexto da vida, nenhum de nós vive isolado. Assim também acontece com as empresas: todas estão relacionadas e são mutuamente influenciadas.
 
Diante dessa realidade, fica fácil perceber que a ação de uma empresa, especialmente as que são concorrentes, pode influenciar o posicionamento da sua organização e, até mesmo, motivar uma mudança no comportamento dos seus consumidores.
 
Quando as empresas não dão a devida atenção aos seus concorrentes – diretos ou indiretos -, é muito possível que ela não se sustente por muito tempo. Não basta ter um produto ou serviço para oferecer: é necessário gerar valor para sua persona. E essa percepção você passa a ter ao buscar entender o mercado em que atua, bem como o que a concorrência faz.
 
Existem várias ferramentas úteis para pesquisa de mercado, tal como o benchmarking e a matriz SWOT, por exemplo.

Você também pode conversar informalmente com seus consumidores e buscar entendê-los melhor, monitorar o comportamento dos concorrentes na internet, enfim!
 
O que não faltam são opções para ficar por dentro do que está acontecendo no seu ramo de atuação.

Então, como tornar a minha empresa mais competitiva?

Agora que está clara a importância da pesquisa de mercado para que seja possível, de fato, crescer em um mercado competitivo, vem a grande questão: como tornar a minha empresa mais competitiva? Como colocá-la à frente dos concorrentes?
 
Esse é um grande desafio e que não funciona como uma “receita de bolo”. Tudo depende de como os seus consumidores se comportam na jornada do cliente e também da atuação dos concorrentes.
 
Por isso, preparei algumas dicas que podem nortear esse processo na sua empresa:

1– Invista em Inovação

As empresas podem inovar em diversas áreas, não apenas na mudança de processos, como é mais comum pensar.

É possível ter inovação com o desenvolvimento ou melhoria de produtos, mudança no modelo de negócio ou em processos como a logística e o marketing, por exemplo.
 
Quem investe em inovação, via de regra, atrai mais atenção do mercado e agrega mais valor ao que é oferecido. Inovar, sem dúvidas, significa estar na frente, ao invés de sempre correr atrás dos concorrentes.

2- Fidelize os clientes que já possui

Muito se fala sobre como aumentar as vendas e taxas de conversão, mas tão importante quanto conquistar novos clientes em um mercado competitivo, é manter os que já se tem.
 
O marketing evolui e se transforma a cada dia, mas poucas ferramentas são tão poderosas quanto o famoso “boca a boca”.

É necessário se esforçar, cada vez mais, no processo de pós venda para, assim, fazer dos seus consumidores verdadeiros promotores da sua marca.

3- Descubra o que agrega mais valor ao seu produto/serviço

Em muitos casos, essa descoberta não é intuitiva, mas é o resultado de uma pesquisa de mercado bem feita. Entender o que é valor para a sua persona é um dos tópicos mais importantes para se destacar frente aos concorrentes.
 
O que torna as marcas desejadas é, principalmente, o porquê da existência delas.

4- Aposte no marketing digital

O marketing digital é, hoje, uma realidade. Se sua empresa ainda não se adequou a esse contexto, é possível que você já esteja atrás dos seus concorrentes e esteja perdendo em competitividade a cada dia.
 
Além disso, o marketing digital configura-se como uma forma barata e eficaz para atrair clientes e criar autoridade para sua marca. 
 
Portanto, para se destacar em um mercado competitivo e estar à frente dos concorrentes, é importante investir tempo em pesquisa.

Conhecimentos aprofundados, baseados em dados e não em suposições, sobre o seu ramo de atuação, é o que te dará o suporte para alocar os melhores recursos para fazer sua empresa decolar!

ATÉ O PRÓXIMO ARTIGO!!!!

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1 comentário

  1. This comment was edited.

    Realmente, os princípios detalhados no brilhante artigo são fundamentais para alcançar resultadas diferenciados. Tenho adotado as mesmas técnicas para alavancar minhas atividades.

    Além disso, desenvolver capacidades soft skills possibilitam o desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento e inovação.

    Parabéns pelo excelente artigo.

    Magnus Rossi advogado direito de família

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