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3 problemas que mais geram condenação de empresas por indenizações a clientes e como evitá-los

3 problemas que mais geram condenação de empresas por indenizações a clientes e como evitá-los

Ter acesso aos problemas mais recorrentes que geram a condenação de empresas por indenizações a cliente é importante para saber como proceder, ao se deparar com um deles. Entenda!

Se você possui ou quer abrir uma empresa, é importante se atentar aos problemas que mais geram condenação por indenizações a clientes. Assim, poderá evitar processos e, além da dor de cabeça, despesas.

De acordo com um levantamento sobre os tipos de indenizações aos consumidores, postado em abril deste ano, as cobranças nas contas de internet, indevidas, lideram o ranking. Mas, além deste, existem outros tipos de condenações a empresas de diferentes setores. 

Veja os mais comuns e saiba como evitá-los!

Quais são e como evitar condenação de empresas por indenizações a clientes

Conquistar e reter clientes é o foco das empresas de qualquer setor, especialmente em meio a tanta concorrência. Para quem está gerindo uma empresa, é fundamental se atentar a todos os aspectos que envolvem a fidelização de clientes.

Entre eles, evitar conflitos deve estar entre as principais metas da organização. Mas, para isso, é importante se atentar aos assuntos mais reclamados pelos clientes.

Assim, conforme o nicho de atuação, investir em estratégias para driblar reclamações, prestando excelência no atendimento ao consumidor. Bloqueio de serviços de forma injustificada, CPF não excluído dos cadastros de negativados após 5 dias úteis ao pagamento da dívida, interrupção do acesso à internet, fraudes bancárias e cobranças mesmo após o cancelamento do serviço são alguns dos problemas mais comuns. Conheça outros! 

Cobranças irregulares

Outro problema bastante comum e que gera a condenação de empresas por indenizações a clientes são as cobranças indevidas. Pode estar relacionada a um valor superior ao contratado ou mesmo por serviços não contratados.

Ocorre muito com empresas de telefonia, TV e internet, mas não exclui outros tipos de serviços, como os relacionados a empréstimos e hospedagens em hotéis. Mas, a falta da prestação de atendimento adequado é prejudicial à empresa, assim como para o consumidor.

Portanto, ambos perdem tempo e dinheiro se o caso for levado à Justiça. Então, para evitar esse tipo de situação, é importante treinar a sua equipe responsável pelo setor de cobranças, bem como a do atendimento nos canais próprios, como os SACs. 

No caso de uma empresa que oferece empréstimos, por exemplo, é preciso seguir as normas do Banco Central a fim de evitar qualquer situação que possa prejudicar o seu cliente. Além de conferir maior segurança à organização, seguir as normas confere confiabilidade aos clientes, mostrando ser uma empresa comprometida. 

CPF negativado indevidamente

Embora gere enorme dor de cabeça para ambas as partes, empresa e cliente, é bastante comum ocorrer casos de empresas que incluem o nome de pessoas de forma equivocada. Seja por erros de cadastro, homônimos ou outros, o cliente deverá ser ressarcido pelos danos.

Para a empresa, é importante entender que negativar o nome do consumidor é um processo delicado. Afinal, pode intimidar a pessoa e por isso é fundamental o CDC impõe às empresas a se atentarem em não expor o cliente a qualquer constrangimento ou ameaça.

Portanto, além de cuidar para não negativar o nome do cliente de forma equivocada, é preciso cumprir o que a legislação determina. Ou seja, tomar alguns cuidados ao realizar o processo, bem como durante todo o período de negociação.

Jornada de compras no e-commerce

São muitos os problemas que geram condenação de empresas por indenizações a clientes no e-commerce. Por isso, antes de divulgar a sua empresa, é importante ajustar todos os processos relacionados à jornada de compra.

Segundo o FDR, é preciso ir além de conhecer o público alvo e identificar o que ele deseja para garantir os compradores. As empresas precisam treinar os colaboradores para prestar um excelente atendimento, mesmo em alta demanda.

Além disso, compreender o consumidor digital e as plataformas que ele utiliza para adquirir o seu produto. Tudo isso é parte importante para evitar o pagamento de compensações financeiras ao consumidor no e-commerce.

Entre os principais motivos de indenizações nesse meio estão o não envio de itens adquiridos ou atrasos na postagem. Mas existem outros ainda, como o vazamento de dados e a falta de segurança relacionada aos meios de pagamento.

Então, para gerir uma empresa e evitar os problemas que mais geram condenações por indenizações a clientes, siga as nossas dicas.

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