A emissão de nota fiscal é necessária para registrar a circulação de bens e serviços entre as partes envolvidas e prestar contas ao fisco. Com exceção do MEI, que só precisará emitir nota fiscal quando fizer transações com outras empresas ou quando o cliente exigir, a maioria das empresas precisa emitir nota fiscal e a não emissão pode gerar problemas financeiros e fiscais graves, como o crime de sonegação fiscal.
Há basicamente três tipos de notas fiscais:
- Nota Fiscal (NF): Registra a compra e venda de produtos, bem como movimentação de estoques (entrada e saída), devolução, retorno etc…
- Nota Fiscal do Consumidor (NFC): Muito utilizada em vendas diretas ao consumidor em substituição ao cupom fiscal.
- Nota Fiscal de Serviços (NFS): Utilizada para formalizar a prestação de serviços.
Todos esses tipos de notas eram emitidos em papel, o que tornava o seu armazenamento e gerenciamento muito problemático e custoso, além de não ser ecologicamente amigável. Deste modo, foi criada a nota fiscal eletrônica, cuja emissão e armazenamento são feitos exclusivamente de forma digital. A Nota Fiscal eletrônica possui o mesmo valor fiscal da nota física. Assim, podemos ter todos os tipos anteriormente citados, emitidos na forma eletrônica, onde podemos identificá-las pela letra “e” ao final da sigla, que indica que ela é “eletrônica”, por exemplo:
NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) e NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).
A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (quaisquer dos tipos acima) é facilitada pelos softwares emissores e você precisa adquirir um certificado digital que é um documento eletrônico que vai garantir a segurança das operações feitas online, bem como a autenticidade da nota fiscal.
Os certificados digitais também variam, conforme a função desejada. Por exemplo temos o e-CPF, que facilita o a autenticação de serviços que a pessoa física precisa do cpf, como acesso a serviços públicos, bem como assinatura de documentos de forma online e com validade legal. Temos também o e-CNPJ que facilita a autenticação de transações e operações praticadas pela empresa e o e-NF que é o certificado necessário para a emissão e validação das notas fiscais eletrônicas. Há certificados para profissionais como contadores, advogados e médicos, que facilitam incrivelmente a assinatura de documentos e a vida do profissional. Os certificados podem ser separados em dois tipos básicos A1 (onde basicamente o certificado é gerado e gravado em um computador ou smartphone) e o A3 (onde o certificado é gravado em uma mídia física como cartão ou token).
A nota fiscal eletrônica facilita a sua vida e o seu negócio, te poupando o recurso mais valioso que você tem, o tempo, permitindo que você foque somente no que interessa, nos seus clientes e nas suas vendas.
Boas vendas!