As pessoas dão grande importância para o descanso e o lazer e não gostam de perder tempo com atividades como fazer compras e muito menos ter uma experiência ruim ou estressante no momento da compra. Por isso, é imprescindível oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores.
Uma vez que o cliente do pequeno varejo vai várias vezes ao ponto de venda fazer compras de poucos itens, não quer perder tempo procurando produtos; pelo contrário, deseja encontrar o que quer da forma mais fácil e ágil possível. Essa é a primeira dica do Estudo Setorial Minimercados com relação à experiência de compra nesses estabelecimentos.
De acordo com a publicação do Sebrae, é por isso que as lojas de bairro precisam dispor de um ambiente agradável, acolhedor, limpo e muito organizado. O canal é sinônimo de conveniência; portanto, o cliente vai cobrar uma experiência de compra melhor e mais agradável.
Assim, oferecer serviços de entrega e compra por telefone podem ser estratégias para atrair e manter clientes. O estacionamento também é um fator essencial, podendo o pequeno varejo oferecer serviço de manobrista. Atenção: o atendimento é considerado o fator mais importante nesse tipo de canal, sendo considerado essencial para a fidelização de consumidores e por ser o grande diferencial com a concorrência de grandes redes. Por isso, é importante investir em treinamento adequado e capacitação de colaboradores, incluindo orientações sobre atendimento ao cliente e informações sobre qualidade e benefícios dos produtos da loja.
Para fortalecer ainda mais esse diferencial de atendimento, especialistas sugerem que os proprietários de pequenas lojas do varejo alimentar de autosserviços diminuam o tempo dedicado à procura de produtos mais baratos ou aqueles que eles acreditam vender bem e dediquem mais horas ouvindo os clientes dentro da própria loja. O conhecimento do consumidor e a proximidade com ele é que faz a diferença, algo que as grandes redes não conseguem fazer.
Ainda com relação às tendências e oportunidades para o setor, a publicação oferece uma série de informações sobre aspectos como estrutura e espaço de circulação, estoque e vendas, promoção de vendas, centrais de compra, sustentabilidade, automação e informatização, meios eletrônicos de pagamento e varejo virtual.
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