CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sustentabilidade – energia eólica

Sustentabilidade – energia eólica

sustentabilidade

A força dos ventos pode ser um grande empurrão para sua empresa economizar energia e preservar o meio ambiente. Instalar um microgerador eólico pode ser o ideal para comércios e até mesmo galpões.

A primeira turbina de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) para incentivar a utilização de outras fontes renováveis, como eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas(PCHs). O Brasil realizou o seu primeiro leilão de energia eólica em 2009, em um movimento para diversificar a sua matriz de energia.

Desde a criação do Proinfa, a produção de energia eólica no Brasil aumentou de 22 MW em 2003 para 602 MW em 2009, e cerca de 1000 MW em 2011(quantidade suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 400 mil residências). Considerando o potencial eólico instalado e os projetos em construção para entrega até 2013, o país atingirá no final de 2013 a marca dos 4400 MW. Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, publicado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás, o território brasileiro tem capacidade para gerar até 140 GW.

Para empresas de pequeno e médio porte microgeradores eólicos com pás verticais podem ser uma boa opção, pois acupam espaço reduzido e produzem pouco barulho. Isso é ótimo principalmente se você tiver vizinhos.

Vale lembrar que é importante avaliar o custo | benefício em instalar os equipamentos na empresa. Avalie se existe o espaço necessário disponível e verifique o valor atual gasto com energia e compare com o investimento necessário para instalação de geradores eólicos, entre outras coisas em um bom planejamento.

Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – energia eólica, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade