CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Sustentabilidade – Desperdício de Água

Sustentabilidade – Desperdício de Água

sustentabilidade

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o território brasileiro abriga mais de 13% da água doce do mundo. Mesmo sendo um País privilegiado neste quesito, o consumo elevado somado ao desperdício de água vem tendo um impacto muito negativo na população.

Desta forma, ações de uso sustentável da água são difundidas em todo o Brasil. Campanhas incentivam simples mudanças de atitudes, que vão desde evitar banhos demorados, até reaproveitamento da água da chuva.

Aparelhos eletrônicos e lâmpadas ligados sem necessidade também indicam desperdício de água. Isto porque a maior parte da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas (quase 90%) e seu potencial hídrico está associado à vazão do rio e à quantidade de chuvas.

Por ser muito utilizada também para fins industriais, agrícolas, de navegação e pesca, a preservação da qualidade da água depende de iniciativas de combate à contaminação por esgoto, agrotóxicos, lixo e outras formas de poluição.

Saiba como prevenir o desperdício na sua empresa e além de ajudar a preservar os recursos naturais potencialize seus lucros reduzindo custos.

Campanhas de conscientização

Campanhas para incentivar mudanças de hábitos podem ser realizadas de modo presencial através de palestras, minicursos, fóruns, apresentações teatrais ou ainda por meio da mídia seja ela digital ou impressa, por exemplo, o manual de orientação dos funcionários. As campanhas têm que, além de sensibilizar os servidores, proporcionar uma maior interatividade.

Coloque ou sugira a inserção de adesivos com mensagens educativas lembrando a todos da necessidade do bom uso da água no ambiente de trabalho.

Uso controlado de aparelhos eletrônicos

Equipamentos de climatização mecânica, ou de novas tecnologias de resfriamento do ar que utilizem energia elétrica, devem ser mantidos apenas nos ambientes em que forem indispensáveis.

No caso de lâmpadas, prefira as fluorescentes compactas ou tubulares de alto rendimento e de luminárias eficientes. Uso de sensores de presença em interruptores e iluminação do prédio também reduzem o consumo de energia.

Aparelhos econômicos

Substitua as torneiras e as caixas de descargas por outras mais econômicas. Outra medida que também pode ser adotada é utilizar “Dispositivos Economizadores de Água” que podem resultar numa redução de vazão de até 12 litros por minuto, em torneiras e chuveiros.

Utilize também vasos sanitários com caixa acoplada, registro com sensor, vasos a vácuo, entre outros aparelhos eficientes. Outra opção é utilizar equipamentos que reutilizam a água usada em outros processos ou mesmo a água da chuva, que pode ser captada das calhas. Esta é uma pratica que vem se tornado cada vez mais comum em shoppings e condomínios

Vazamentos

Providencie de imediato os consertos de torneiras, bebedouros e descargas vazando e outros em seu local de trabalho. Uma dica é fechar o registro por cerca de duas horas e verificar se a numeração apresentada na parada do relógio é a mesma de pois do período de espera. Caso não seja, com certeza existe um ou mais pontos de vazamento.

Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – Desperdício de água, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.

Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae para acompanhar mais vídeos como esse.

Acesse o segundo vídeo da série Sustentabilidade aqui.

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é