É nítido o crescimento positivo apresentado pelas lojas virtuais no Brasil, com média de 30% de crescimento a cada ano e, segundo o e-bit, com mais de nove milhões de pessoas passando a utilizar as lojas virtuais e realizar compras e pesquisas online.
Desta forma, pequenos e médios empreendedores têm apostado nesse negócio, embora, frente aos grandes varejistas, destacar-se pareça ser um desafio. De fato, os desafios existem, porém a atuação em nichos de mercado, sem dúvida, é o grande trunfo para quem está começando e a oportunidade ideal para sair na frente dos grandes ecommerces e fidelizar uma fatia do mercado.
Para começar a pensar em ser a loja virtual preferida do seu público, é preciso empenho e dedicação, afinal estamos falando de segmentos e é preciso ser vasto nessa questão. Por isso, vá além do básico, conheça as reais necessidades dessa fração e não se limite ao mais usual; tenha produtos que outros lugares não teriam, buscando parceiros que possam contribuir para os negócios. Além disso, após fixar bem as vendas de um produto ou linha inicial, pense no que mais agradaria o público que visita sua loja e ofereça outros produtos relacionados aos gostos desses usuários.
Outra sugestão relevante para o bom desempenho da loja na web é a logística. Esse elemento é um dos que mais atribuem prestígio ao varejista, seja ele grande ou pequeno, portanto é importante investir na infraestrutura, planejar e controlar todo o processo desde a compra até a entrega, fazendo com que essas informações sejam de fácil acesso do consumidor. Em qualquer área é preciso cumprir metas e prazos, e isso se torna ainda mais relevante quando se busca crescimento.
Aliás, nada de pensar que o mundo é pequeno. Quando se trata de internet, nada é pequeno. Ter um e-commerce especializado nesse universo é crucial, pois há muitos perfis de pessoas na rede que poderão encontrar sua loja em qualquer parte do mundo.
E se tratando de visualizações e visitações, é preciso construir a presença digital. Não pense que um simples site é suficiente, não adianta criar algo estático, sem identidade e interatividade. É preciso chamar atenção pelos pequenos detalhes, o que inclui o conteúdo, a gramática e a riqueza de informações sobre os produtos e operações do e-commerce. E, para quem pretende atender a outros países, é preciso empregar um segundo idioma no site.
Outro ponto que pode trazer prosperidade para a loja são os investimentos e empenhos na divulgação. É preciso conhecer os mecanismos de busca, SEO e planejar a atuação nas redes sociais. A interatividade é de extrema importância, conversar com seus consumidores é a oportunidade ideal para que seu e-commerce se propague e seja conhecido mesmo por aqueles que não pertencem ao público- alvo. Utilize a rede a seu favor, provoque engajamento, conheça as métricas do marketing e atenda seu público com exclusividade.
A fim de que essas etapas sejam cumpridas, o ideal é não investir somente em valores, mas, principalmente, em tempo, com o objetivo de que a loja se destaque pela perfeição ou busca dela. E quanto aos erros, sem dúvida, todo processo de aperfeiçoamento inclui alguns problemas, mas eles não devem se repetir, por isso atenção e cuidado são palavras-chaves. Não tenha receio de receber uma crítica em sua loja virtual, resolve-la e expor a resolução de casos assim pode ajudar a aumentar a confiança dos visitantes no seu e-commerce.
Estar na internet não é barato. É necessário investir, é preciso ter metas, a pequeno, médio e longo prazo. Tendo todo o processo alinhado o sucesso será consequência.
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Olá!
Eu percebi que alguns clientes não tem a noção inicial de que precisa dedicação e um certo período de tempo pra o e-commerce começar a trazer resultados. De fato, exige um perfil inovador, onde o dono do negócio vai atrás de conhecimento, formação e disponibiliza tempo e esforços seus ou de sua equipe para o seu site vender online.
Valeu!