CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Saboaria artesanal: veja como iniciar um bom negócio fazendo sabonetes artesanais

Saboaria artesanal: veja como iniciar um bom negócio fazendo sabonetes artesanais

Você sabe como trabalhar com saboaria artesanal? Acredite, o passo a passo para fazer sabonetes artesanais é mais fácil do que imagina!

Basta ter os ingredientes certos e seguir a receita à risca, que você aprenderá rapidinho como fazer sabonetes artesanais impecáveis para vender ou entregar de lembrancinhas para chá de bebê e comemorações.

=> Clique aqui para saber mais sobre curso

Aqui, selecionamos tudo que você precisa saber sobre como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas em casa ou como forma de ter uma renda extra no final do mês. Confira!

Como fazer sabonete artesanal é simples e barato

1. Como fazer sabonete artesanal é simples e barato – Por: Pinterest

O que é um sabonete artesanal?

O sabonete artesanal é mais puro e natural do que os industrializados. No curso saboaria artesanal você tem total controle do que é colocado na composição do sabonete e pode garantir que todos os ingredientes sejam naturais.

Por conta disso, a sua pele pode ficar muito mais hidratada e livre de irritações quando você aprende como fazer sabonete artesanal.

Além do mais, o sabonete artesanal possui uma quantidade maior de glicerina, um componente umectante e emoliente, super importante para a pele.

Use formas de silicone para aprender como fazer sabonete artesanal e siga o passo a passo
2. Use formas de silicone para aprender como fazer sabonete artesanal e siga o passo a passo – Por: Pinterest

Mas não confunda o sabonete artesanal com o natural, ok? Ao contrário do artesanal, que utiliza a base de glicerina pronta para você adicionar apenas os óleos, o sabonete natural é feito do zero, com muito mais cuidado em todos os passos.

Aprender como fazer sabonete artesanal é mais fácil e barato.

Como fazer sabonete artesanal: Lista de materiais

  • 500 gramas de base glicerinada;
  • Óleos da sua preferência – pode ser os que usa no aromatizador de ambientes;
  • Extratos;
  • Essenciais;
  • Corante cosméticos (opcional);
  • Lauril (apenas quando você quiser formar bastante espuma no sabonete);
  • Forma de silicone;
  • Conjunto de panelas esmaltadaa;
  • Espátula de silicone;

Funções dos sabonetes artesanais

Para quem precisa aprender como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas, a dica é escolher os extratos e componentes que mais te agradem. E, no caso de como fazer sabonete artesanal para chá de bebê, o ideal é colocar essências com cheirinho infantil, para todos aguardarem a criança com muito afeto e deixar o quarto de bebê bem cheiroso.

Como fazer sabonete artesanal para chá de bebê
3. Como fazer sabonete artesanal para chá de bebê – Por: Pinterest

Porém, na hora de como fazer sabonetes artesanais para vender, você pode investir em combinações de essências e extratos que sejam específicos para diferentes funções e formar toda uma campanha por cima disso, destacando os benefícios de cada ingrediente. Confira algumas delas:

  • Como fazer sabonete artesanal adstringente: Use ervas como erva-doce, alecrim, mel, e própolis.
  • Como fazer sabonete artesanal hidratante e antioxidantes: As castanhas e amêndoas são ótimas opções para hidratar a pele;
  • Como fazer sabonete artesanal esfoliante: Adicione ingredientes como aveia, coco, açúcar ou argila, combinados com outros componentes hidratantes, como aveia e mel.

O que é a base de glicerina?

Antes de ver como derreter a glicerina, é importante conhecer um pouco mais sobre esse material importantíssimo de como fazer sabonete artesanal.

A base glicerinada pode ser de origem vegetal ou animal. Ela contém óleos que são alcalinizados com a famosa soda ou hidróxido de sódio. O resultado da combinação desses elementos é a glicerina, que é a base de como fazer sabonete artesanal.

Ela é vendida em barra e, para utilizá-la, precisamos derreter o material para apenas depois, quando ele estiver com uma temperatura mais amena, adicionar os outros componentes de como fazer sabonete, como essenciais e extratos, colocar na travessa e deixar secar.

passo a passo de como fazer sabonete artesanal
4. Siga o passo a passo de como fazer sabonete artesanal – Por: Dicas de mulher

Como derreter a glicerina

Você não pode utilizar os meios mais práticos para derreter a glicerina, como o microondas e o banho maria. Além de não distribuir a temperatura por igual, eles vão deixar a glicerina muito seca. O ideal é derreter a glicerina no fogão elétrico, pois você consegue controlar a temperatura do fogão embutido para garantir que ela derreta por igual.

Veja o passo a passo para não errar na primeira etapa de como fazer sabonete artesanal!

  1. Corte a glicerina em cubos e coloque na panela esmaltada;
  2. Coloque no fogão ou cooktop e misture com uma espátula de silicone (ela não derrete nem interfere na composição da glicerina);
  3. Espere a mistura derreter por completo;
  4. Não deixe a glicerina ferver! Quando perceber que ela derreteu, desligue o fogo.
  5. Aguarde cerca de cinco minutos para começar a adicionar os componentes de como fazer sabonete artesanal;

Por que evitar o banho maria?

A técnica do banho maria é uma das mais utilizadas para derreter e esquentar diferentes tipos de materiais. E se você procurar em outros sites e vídeos, provavelmente vai encontrar a dica de utilizar o banho para derreter a glicerina como primeiro passo de como fazer sabonete artesanal.

Porém, ela não é indicada em como fazer sabonetes artesanais porque a água usada para aquecer a base glicerinada pode cair dentro da preparação e acabar estragando a receita.

Além do mais, o vapor do banho maria amolece a base de forma que a glicerina não alcance a textura ideal, e ainda acaba contaminando a glicerina com fungos e bactérias. Por isso, evite ao máximo utilizar o banho maria para derreter a glicerina em como fazer sabonete artesanal. Utilize o fogão!

como fazer sabonete artesanal
5. Derreta a glicerina no fogão elétrico para como fazer sabonete artesanal da melhor forma – Por: Revista Artesanato

Derreta a glicerina na panela esmaltada

O ideal é evitar todos os materiais que sejam de ferro, inox, alumínio e barro, pois eles interferem no resultado do sabonete. No caso das panelas, a esmaltada é a única que não solta resíduo e não reage com os ingredientes. Portanto, antes de começar como fazer sabonete artesanal, tenha certeza de que todos os materiais estão adequados. Faz muita diferença no resultado!

Como fazer sabonete artesanal

Escolheu os ingredientes de qualidade e separou os materiais adequados? Então chegou a hora de aprender como fazer sabonete artesanal. Confira!

  1. Corte a glicerina em cubos e coloque na panela esmaltada para derreter;
  2. Quando a base estiver líquida, adicione os componentes que precisam derreter (como manteiga de karité);
  3. Espere o material esfriar por uns cinco minutos, antes de adicionar as essenciais e extratos;
  4. Misture tudo muito bem para ter um sabonete super uniforme;
  5. Coloque o sabonete artesanal na forma de silicone e um pano por cima;
  6. Para como fazer sabonete artesanal da forma certa, coloque a forma para secar em um local seco e arejado; nada de colocar no freezer ou na geladeira, eles ressecam o sabonete;
  7. Desenforme e prepare o sabonete em uma linda embalagem!

Dicas especiais sobre como fazer sabonetes artesanais de qualidade

São os detalhes que fazem toda diferença no resultado. Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para você seguir enquanto aprende como fazer sabonete artesanal de qualidade. Confira!

Como fazer sabonete artesanal pode ser fácil
6. Como fazer sabonete artesanal pode ser fácil – Por: Saboaria Artesanal Lucrativa

Organização + Higiene são essenciais

Evite aprender como fazer sabonetes artesanais em meio a bagunça. É a receita é bem simples de seguir, mas se você estiver com vários itens no caminho, poderá se perder na quantidade e acabar estragando material.

Para evitar confusão, antes de começar como fazer sabonete artesanal, prepare a bancada com os itens que você pretende usar e deixe um pano úmido por perto para limpar o lugar sempre. Por se tratar de sabonete, fica bem mais fácil de limpar. Além disso, use bandanas e presilhas para não deixar o cabelo cair durante o processo de como fazer sabonete artesanal.

Use materiais de qualidade

Bons resultados dependem de materiais de qualidade. A começar pela glicerina, que é o principal elemento do seu sabonete, o responsável por proporcionar maior hidratação à pele, até as essenciais. Seu sabonete precisa permanecer cheiroso por mais tempo, e se a essência não for de qualidade, esse perfume não permanecerá no sabonete e pode até causar irritação em peles mais sensíveis.

Apresentação é tudo!

Prepare uma linda embalagem para o seu sabonete. Isso também conta muito na hora de vender ou entregar as lembrancinhas de sua festa.

Use saquinhos de tule com fechamento em fita de cetim, ou coloque até em pequenas saboneteiras para deixar a apresentação mais bonita. Além disso, você pode usar sua criatividade e comprar formas de silicone lindas. Depois, quem comprar pode usar para decorar os armários de banheiro.

Use apenas ervas desidratadas em como fazer sabonete artesanal

Se as ervas não estiverem bem desidratadas nos sabonetes, podem mofar e estragar o seu processo de como fazer sabonete artesanal. Por isso, desidrate tudo antes de colocar no sabonete.

É iniciante? Então faça testes antes de começar a fazer os sabonetes

O erro leva a perfeição! Por isso, não use o seu material completo de uma vez para fazer os sabonetes. Faça pequenos testes antes de começar a fazer os sabonetes oficiais. Desta forma, você vai aprendendo com os erros e formando a receita que mais se enquadra em como fazer sabonete artesanal.

Como fazer sabonete artesanal para chá de bebê

Para aprender como fazer sabonete artesanal para chá de bebê, você precisa de uma forma menor, com formatos que remetem à imagem de um bebê como pézinhos, nuvens fofas, carrinhos de bebê e até fraldas. Ficam lindos no guarda roupa infantil ou dentro das cômodas do quarto.

Mas não é apenas isso que fará toda diferença em como fazer sabonete artesanal para chá de bebê. As essências de perfumes de bebê, como o mamãe bebê, são as mais indicadas. Porém, você pode escolher seu cheiro favorito para representar a chegada de seu filho.

forminhas de silicone para como fazer sabonete artesanal para chá de bebê
7. Use forminhas de silicone para como fazer sabonete artesanal para chá de bebê – Por: Pinterest

Por conta do perfume suave, você também poderá usar a técnica de como fazer sabonete artesanal para guardar nas gavetas de roupas do guarda roupa e deixar tudo bem perfumado.

Viu como é fácil aprender como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas ou até para vender?

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/como-fazer-sabonete-artesanal/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga