Quem trabalha na área de publicidade e propaganda sabe que a utilização de diferentes mídias é fundamental para garantir uma campanha de sucesso, é preciso estar sempre se reinventando e utilizando todos os recursos disponíveis para fazer com que aquela marca fique literalmente na boca do povo.
E para que isso aconteça com eficiência, existem duas estratégias de comunicação em áudio que são usadas de forma recorrente na área publicitária: o jingle e o spot. O problema é que, muitas pessoas não sabem a diferença entre eles, e acabam se confundindo inteiro na hora de traçar as melhores estratégias para vender seu armário de aço 2 portas.
Acredite, cada um possui suas próprias particularidades, e entender suas diferenças é fundamental para fazer uma propaganda eficiente, no texto de hoje, iremos mostrar o que diferencia um jingle de um spot, bora conferir? Então vamos lá!
O que é um jingle?
O jingle é uma das ferramentas mais comuns que existe dentro da publicidade, sendo também conhecido como uma propaganda cantada, ele nada mais é, do que uma peça publicitária simples de curta duração, com o principal intuito de ser lembrado com facilidade, sendo feito exclusivamente para um determinado produto ou uma empresa.
O jingle é composto de uma melodia cativante, com versos simples e que rimam entre si, criando literalmente uma propaganda em formato de cântico, chamando a atenção das pessoas e grudando em suas cabeças durante muito tempo.
O primeiro jingle foi produzido em 1926 nos Estados Unidos, já no Brasil, o precursor dessa metodologia foi Ademar Casé que em 1932, produziu em seu programa de variedades, o primeiro jingle nas rádios nacionais. Desde então, ele acabou se popularizando e se tornando uma ferramenta poderosa para os publicitários.
Ele costuma ser criado por uma série de profissionais como cantores, locutores, técnicos de som, arranjadores e por aí vai, tendo em sua maioria, um custo bem elevado de produção, porém com um potencial retorno altíssimo, já que as canções costumam ser virais e de fácil associação com a sua marca.
E um spot, o que significa?
Saindo da cantoria do jingle chegamos até o spot, que também são peças publicitárias que são reproduzidas em sua maioria, em rádios e raramente em televisões, porém, diferente do tom mais alegre e lírico trazido pelo jingle, um spot representa uma propaganda falada, podendo ser em uma ou duas vozes.
Dessa forma, o spot foca em transmitir uma mensagem mais informativa, como por exemplo, a divulgação de locação de geradores da sua empresa que trabalha com isso, o conteúdo costuma ter uma duração entre 15, 30, 45 ou no máximo 60 segundos, claro que quanto mais longa a duração, maior o preço a ser pago.
O principal objetivo de um spot é fazer a divulgação da sua empresa, seja o lançamento de um novo produto, a abertura de uma nova unidade, promoções, ofertas, datas comemorativas e por aí vai, funcionando literalmente como um informe para as pessoas.
Ele costuma ser gravado em um estúdio com um ou dois locutores, fazendo com que a qualidade do áudio seja profissional, resultando em algo extremamente competente e uma propaganda completa.
Qual a diferença entre esses dois?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada um de forma individual, ficou um pouco mais fácil de entender a principal diferença entre esses dois, certo? Ambos se encaixam como peças publicitárias, porém, um é mais voltado para um tom informativo enquanto o outro é uma propaganda em formato de canção.
Você com certeza deve ter lembranças deles, principalmente dos jingles, quem nunca ficou com a música do Dolly na cabeça? Ou a tradicional montagem do Big Mac? Até mesmo o da Johnson e Johnson que pegou referências com o Castelo Rá Tim Bum no tradicional “lava uma, lava a outra”.
São inúmeros os exemplos de jingles que grudam na nossa cabeça, sendo uma ótima opção para fazer com que sua marca seja lembrada e seu compressor de ar industrial, tenha mais destaque, já os spots são mais simples, com textos informativos e anúncios mais diretos. Existem alguns exemplos clássicos de spots, como o Carro locutor da Ford, ou o Vem pra rua da Fiat, porém menos memoráveis.
A escolha de qual o melhor vai depender de seus objetivos, porém ambos são peças publicitárias interessantes e importantes para qualquer profissional, sendo uma ótima ferramenta para ganhar destaque e fazer com que sua empresa se popularize.
O que achou do texto de hoje? Qual ferramenta te interessou mais, o jingle ou o spot? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais