Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica?

Qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica?

Dois empreendimentos que são extremamente importantes para o desenvolvimento econômico de qualquer país são a metalurgia e a siderurgia. Eles são muito parecidos, mas é importante saber qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica.

O metal está presente em diversos pontos da nossa vida. Ele é utilizado tanto na fabricação de um expurgo hospitalar, como na fabricação de um carro.

Até mesmo os aparelhos eletrônicos que nós utilizamos todos os dias dependem de diversas ligas metálicas para funcionar. Mas será que existem diferenças entre as duas indústrias, ou elas são sinônimas?

Qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica na prática?

As duas indústrias são classificadas como indústrias de base, ou seja, elas são responsáveis pela produção de recursos básicos que são utilizados por outros ramos industriais.

No caso das duas, a exploração do metal é uma característica que elas possuem em comum, já que ambas têm como objetivo extrair o metal da natureza e torná-lo propício para o uso.

Então qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica?

Indústria metalúrgica

A expressão Metalurgia é utilizada para designar um conjunto de estratégias desenvolvidas para coletar metais da natureza.

A metalurgia envolve a exploração de todos os tipos de metal, como cobre, ferro, alumínio e diversos outros.

Esta indústria promove a extração do material da natureza e a sua purificação para o uso comercial.

Indústria siderúrgica

A siderúrgica é um ramo da metalurgia, onde o foco do trabalho está em dois materiais: o ferro e o aço.

Dentro desta indústria os equipamentos são utilizados para extrair o minério de ferro presente na natureza e purificá-lo para o uso na indústria.

Todo tipo de material que é produzido em aço ou ferro tem como base uma siderúrgica.

É praticamente impossível identificar um ramo industrial que não seja dependente da metalurgia e da siderurgia.

É por isso que esses dois setores industriais possuem alto valor agregado e estão sempre em crescimento.

A verdade é que o ritmo de produção destes dois setores determina como o mercado financeiro se comporta em todo o mundo.

Praticamente todo mercado financeiro está de alguma forma relacionado com a produção de metais. Ainda mais à medida que os avanços tecnológicos se tornam mais evidentes e a sociedade se torna mais dependente da tecnologia.

Nos últimos anos, esses dois setores sofreram uma retração considerável por conta da pandemia.

O fechamento de polos industriais, somado ao aumento da demanda por aparelhos eletrônicos impulsionou o preço desses produtos de forma surpreendente.

Isso deixa claro como esses dois setores são importantes para a sociedade como um todo.

O que faz um operário da indústria metalúrgica?

Os operários da indústria metalúrgica estão entre os profissionais mais valorizados em todo o mundo. Apesar do trabalho ser considerado por muitos como pesado, as remunerações desses profissionais é relativamente alta.

Eles ficam responsáveis pela operação de equipamentos de extração, tratamento e transporte dos metais.

Também precisam realizar análises regulares dos produtos para garantir que a qualidade e durabilidade dos produtos seja constante.

O que é necessário para trabalhar na metalurgia?

Para trabalhar no setor os profissionais precisam estar capacitados. Geralmente existem diversos cursos que são exigidos para que um profissional esteja qualificado.

Os cursos mais indicados são cursos de qualificação profissional e cursos técnicos. Tendo em vista que essas indústrias normalmente são de grande porte, é necessário um time multiprofissional para trabalhar.

As principais formações para área são:

  • Capacitação industrial;
  • Técnico ou tecnólogo em Geologia;
  • Técnico ou tecnólogo em Química;
  • Técnico ou tecnólogo em eletrotécnica
  • Caldeireiro;
  • Modelador de metais;
  • Técnicos em metalurgia.

O que faz um operário da indústria siderúrgica?

Assim como da indústria metalúrgica, os profissionais da siderurgia precisam ser capacitados para garantir a qualidade e a segurança na produção.

Esses profissionais acompanham o processo de preparação dos recursos e o posterior processo de refinamento.

Tendo em vista que a siderurgia se dedica a produção de ferro e aço, os profissionais que trabalham neste setor precisam ter técnicas mais afinadas para produzir um material mais puro.

A lógica do trabalho muitas vezes é a mesma. A diferença está na quantidade de tratamentos que o produto recebe e na quantidade de produtos que a indústria disponibiliza.

O que é necessário para trabalhar na siderurgia?

Tendo em vista se tratar de uma indústria de refinamento, é importante que os profissionais possuam formação superior ou técnica.

Algumas das principais profissões no setor siderúrgico são:

  • Engenheiro de processos;
  • Técnico em usinagem;
  • Técnico em serralheria;
  • Fundidor;
  • Caldeireiro;
  • Moldador de metais.

Essas são apenas algumas das principais profissões dentro da siderurgia.

Até mesmo a diferença entre a formação profissional exigida por cada uma dessas indústrias nos ajuda a entender qual é a diferença entre a indústria metalúrgica e siderúrgica. Apesar de tão parecidas, cada uma contribui de forma individual para o desenvolvimento econômico.

You must login to add a comment.

Posts relacionados