O que é o CRM e como ele pode ajudar empresas do setor financeiro?
CRM é uma sigla para: Customer Relationship Management, que, com a tradução, significa: gestão do relacionamento com o cliente.
Tendo isso em mente, podemos começar a compreender melhor o intuito dessa tecnologia. Relacionar-se com os clientes é algo que todas as empresas precisam, de alguma forma. A comunicação é essencial para gerar credibilidade, atender às expectativas e necessidades do público, persuadir, manter e progredir as vendas.
O relacionamento é totalmente intrínseco à natureza humana. Desde pequenos buscamos conexões que nos garantem conforto e segurança em vários conceitos. Sendo assim, quando falamos de vendas, isso não pode ser diferente.
O poder das vendas está na comunicação. Uma empresa que trata de algo tão sério e específico, como serviços financeiros, precisa gerar valor e credibilidade, além de manter o foco constante no cliente.
Provavelmente, você já ouviu uma frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”. Isso pode soar um tanto quanto clichê, mas é a mais pura verdade. Quando estamos colocando um processo de vendas em prática, o primeiro contato já é extremamente valioso. Desde o primeiro momento é preciso passar confiança, uma boa imagem, algo que é proporcionado pelas estratégias de inbound marketing e o uso de ferramentas tecnológicas, como o CRM.
O CRM é necessário para empresas do setor de serviços financeiros para:
- ajudar a fidelizar clientes
- reduzir o custo de aquisição de clientes;
- diminuir o ciclo de vendas;
- aumentar a produtividade dos profissionais;
- ter uma boa conversão de clientes.
Tudo isso porque um CRM pode ser um conjunto de ações, estratégias, análises, gestão e políticas com foco direto no sucesso do contato com o cliente. Tudo isso funciona dentro do processo comercial, onde a empresa consegue ser muito mais produtiva nesse aspecto, vendendo mais e vendendo da forma certa.
Gerenciamento comercial por meio da tecnologia
Um bom sistema de CRM proporciona o gerenciamento assertivo de vendas em todos os momentos para os gestores. Se o seu negócio precisa organizar o processo comercial e conhecer plenamente os clientes, o CRM pode ser a melhor opção.
Quando o software começa a fazer parte da rotina empresarial, automaticamente consegue-se saber o que precisa de ajustes, como realizar as entregas que são necessárias e como deve se tornar o atendimento ao cliente. Mais do que isso, gerenciar as vendas é saber de forma exata como o seu time está trabalhando e quais resultados estão sendo alcançados.
Ter a consciência sobre o que cada profissional está fazendo e como está a velocidade e a qualidade do trabalho também é algo essencial para a sua empresa. Até porque, é preciso analisar as etapas do trabalho de vendas, para saber o que está fluindo da forma correta e o que precisa ser corrigido. Gerenciando tudo na planilha, com cada profissional da empresa tendo a sua para trabalhar, fica muito mais fácil atingir todos os objetivos e evitar erros.
Uma história de sucesso: Upnify e AXA Seguros
AXA é uma companhia de seguros com atuação global e sede em Paris. A AXA Seguros, um dos maiores grupos seguradores do mundo, está presente em 64 países, emprega 166 mil pessoas e serve a 107 milhões de clientes individuais e empresariais.
A empresa sempre buscou oferecer aos clientes a possibilidade de tomar decisões realmente seguras e viver de uma forma muito mais livre, esse é o lema. O objetivo da AXA é transformar a relação com parceiros e clientes, construindo relações sólidas e duradouras, que antecipam riscos.
De acordo com eles, muitas transformações aconteceram depois que começaram a usar o CRM da Upnify. Veja o que eles dissera:
“Criamos uma grande expectativa em ter essa ferramenta conosco. Ela nos ajudou no acompanhamento dos clientes, no registro completo de dados, na obtenção de informações sobre clientes e potenciais clientes na unificação de critérios e nas operações de vendas do dia-a-dia da companhia.”
Como você pode ver, o CRM tem ajudado empresas empreendedoras como AXA Seguros a organizar seus acompanhamentos, ter controle de seus processos e finalmente aumentar suas vendas.
Upnify Não é apenas um sistema, nosso compromisso é acompanhá-lo passo a passo até alcançar o sucesso, através de treinamento constante. Conheça e comece o seu período de teste com 30 dias grátis, clique aqui para obter a demonstração.